SAÚDE

SBP esclarece mitos sobre a biópsia e a importância do exame

Hoje é celebrado o Dia do Combate ao Câncer. Entre os exames que fazem parte do processo de investigação da doença está a biópsia

Publicado em 27/11/2014 às 19:20Atualizado em 17/12/2022 às 02:31
Compartilhar

Hoje é celebrado o Dia do Combate ao Câncer. Entre os exames que fazem parte do processo de investigação da doença está a biópsia, que é um procedimento para a coleta de fragmentos de um determinado órgão ou tecido para análise por um médico patologista. Este procedimento possibilita um diagnóstico, além de fornecer informações que contribuem para a escolha do tratamento mais adequado.

Segundo a patologista da Sociedade Brasileira de Patologia, Luciana Salomé, fazer uma biópsia não significa necessariamente a possibilidade de câncer. “Muitas outras doenças podem ser diagnosticadas através de biópsias. Esse procedimento é indicado sempre que há necessidade de esclarecimento, com a confirmação ou o descarte de uma suspeita. Para o exame, a anestesia geral só é necessária quando a coleta de material é feita através de uma cirurgia. Na maioria dos casos, a retirada de material para biopsia é simples e pode ser feita através de procedimentos ambulatoriais, ou seja, dentro do consultório médico, bastando uma anestesia local quando necessária”, explica.

A especialista ressalta que, ao contrário do que as pessoas pensam, a biópsia de medula óssea não é perigosa, pois se trata de um procedimento simples, embora exija cuidados que justificam sua realização em ambiente hospitalar. “Além disso, não é somente a biópsia que pode diagnosticar o tipo e dar prognóstico do câncer. É necessário um conjunto de exames para o diagnóstico preciso. O exame histológico de uma amostra de tecido é parte da investigação clínica de uma doença. Esta investigação inclui o exame clínico, além de exames de sangue, exames de imagem e biópsias, sempre que houver necessidade para o esclarecimento diagnóstico.

As informações obtidas ao longo da investigação, segundo Luciana, permitem a elaboração de um diagnóstico e a escolha do tratamento adequado, bem como do prognóstico de cada caso. “Portanto, o acompanhamento de um paciente é feito por médicos de várias especialidades e a integração entre eles é fundamental”, completa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por