SAÚDE

Todos devem estar com a vacina contra sarampo em dia ao viajar

Facilmente confundida com a gripe, o sarampo tem como sintomas febre, tosse persistente, corrimento no nariz e irritação nos olhos

Publicado em 25/11/2014 às 19:40Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Facilmente confundida com a gripe, o sarampo tem como sintomas febre, tosse persistente, corrimento no nariz e irritação nos olhos. A diferença é apenas o aparecimento de manchas avermelhadas na pele, característica marcante da doença. Comum na infância, Trata-se de doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, sendo frequente em diferentes regiões do mundo, especialmente em países da Europa, África e Oceania. Em Minas, no ano de 2013, foram confirmados dois casos de sarampo, ambos importados. Já em 2014, até o momento, nenhum caso foi confirmado. Por isso, é fundamental estar com o calendário de vacinação em dia antes de viajar durante as férias de fim de ano.

Segundo a referência técnica em sarampo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Tatiane Bettoni, não existe um tratamento específico para o sarampo. “O tratamento é sintomático, ou seja, busca aliviar os sintomas da doença. Hidratação e administração de doses de vitamina A também são recomendadas como forma de evitar complicações no quadro do doente. Febre por mais de três dias pode ser indício de complicação, por isso é importante ficar alerta”, afirma.

Apesar de ser uma doença com baixos índices de mortalidade, o sarampo pode se apresentar de forma grave e até levar à morte. Qualquer pessoa não imunizada deve ficar atenta, especialmente adultos, mulheres grávidas e crianças menores de seis anos.  No Brasil, todos os casos da doença registrados de 2010 a 2012 foram importados ou relacionados à importação. Já em 2013 foram confirmados 220 casos da doença no país.

Em 2014, foram confirmados no Brasil, até o momento, 619 casos de sarampo, sendo os estados de Pernambuco e Ceará os que acumularam mais casos nesse período. “É recomendado aos viajantes que sua situação vacinal seja atualizada preferencialmente 15 dias antes da viagem a regiões consideradas de risco, com especial atenção aos destinos para a Região Nordeste do Brasil, países da Europa, África, Oceania, além de Estados Unidos e Canadá”, explica Tatiane.

Crianças de seis meses a um ano de idade também devem ser vacinadas antes de viajar para áreas de risco. Os pais devem ficar atentos a essa situação, uma vez que, depois de completar um ano de idade, a criança deve ser vacinada novamente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por