SAÚDE

Novembro Azul realiza mutirão de prevenção do câncer de próstata

Até dia 28, a campanha Novembro Azul segue em todas as unidades de Saúde, com o tema Saúde do Homem em Foco, orientações nos grupos de Hiperdia e nas salas de espera

Thassiana Macedo
Publicado em 25/11/2014 às 19:35Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Até dia 28, a campanha Novembro Azul segue em todas as unidades de Saúde, com o tema “Saúde do Homem em Foco”, orientações nos grupos de Hiperdia e, também, nas salas de espera, onde serão abordados temas como tabagismo, alcoolismo, hipertensão arterial, câncer de próstata, disfunção sexual e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

O intuito é conscientizar a população masculina sobre a doença e diminuir a taxa de mortalidade. Em Uberaba, o lançamento da campanha “Câncer de Próstata: é preciso tocar nesse assunto”, ocorreu nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com orientações sobre o câncer de próstata e a importância da realização dos exames preventivos, na sala de espera para os atendimentos.

No dia 29, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital Dr. Hélio Angotti promovem o Dia de Prevenção, com mutirão contra o câncer de próstata nas Unidades Regionais de Saúde (URSs) São Cristóvão e Boa Vista. Das 7h às 13h, profissionais de Saúde vão realizar exames de toque e coletas de sangue para o Antígeno Prostático Específico (PSA), para todos os homens acima de 40 anos.

Em 2013, foram realizados 1.366 atendimentos, em apenas um dia de mutirão da campanha Novembro Azul. Além do exame do câncer de próstata, foram realizados o de creatinina, glicemia e medição do Índice de Massa Corporal (IMC). Na URS São Cristóvão foram 835, enquanto a URS Boa Vista contabilizou 531 atendimentos, apresentando crescimento de 88,6%, com relação ao mutirão realizado durante a campanha em 2012, quando foram contabilizados 724 homens atendidos. Entre os exames realizados na URS São Cristóvão, por exemplo, cerca de 100 homens apresentaram alguma alteração no PSA e 39, nos exames de creatinina.

O câncer de próstata atinge uma a cada seis pessoas e fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, até o fim de 2014, a projeção é de que 12 mil morrerão vítimas da doença, em função da descoberta em estágio avançado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em 2012, das 10.841 mortes causadas por tumores em Minas Gerais, 1.365 (12,6%) foram por câncer da próstata. A estimativa este ano é de registrar 7.990 novos casos no Estado, o que corresponde a um percentual de 24,5% dos 32.560 novos casos para todos os tipos de cânceres esperados para o sexo masculino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por