SAÚDE

Campanha volta a alertar sobre a prevenção do câncer de pele

As ações educativas estão previstas para ocorrer até o dia 28, nas salas de espera do Ambulatório Maria da Glória. Porém, as pessoas podem procurar a unidade ao longo de todo o ano

Thassiana Macedo
Publicado em 23/11/2014 às 17:13Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Em razão do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, a Liga Uberabense Acadêmica de Oncologia (Luao), em parceria com a Liga de Cirurgia Plástica e Dermatologia (LCPD), realiza em Uberaba a quinta edição da campanha de orientações e exames preventivos para a doença. As ações educativas estão previstas para ocorrer até o dia 28, nas salas de espera do Ambulatório Maria da Glória. Porém, as pessoas podem procurar a unidade ao longo de todo o ano, em caso de suspeita.

A coordenadora da Luao, Priscila Muniz Gonçalves, ressalta que a campanha consiste em ações de educação em saúde sobre o tema câncer de pele. “A campanha possui esse formato desde a segunda realização, realizada em 2011, e acontece anualmente. Durante as atividades educativas nas salas de espera do Ambulatório, membros e coordenadores de ambas as Ligas vão conscientizar a população sobre a importância do assunto e apresentar noções básicas do reconhecimento de lesões potencialmente malignas”, explica.

Além disso, no dia 29, será realizado um mutirão de atendimentos dermatológicos, visando à detecção precoce de lesões neoplásicas e pré-neoplásicas na pele. “Para isso, contamos anualmente com o apoio de médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos da UFTM. O mutirão tem início às 8h e os portões serão fechados às 15 horas. Para receber atendimento médico, não é necessário marcar consulta com antecedência, mas é fundamental que o paciente leve o cartão do Hospital de Clínicas da UFTM ou documento de identidade, se não possuir o cartão do hospital”, pontua a coordenadora. Esses atendimentos ocorrerão no Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas, localizado na avenida Getúlio Guaritá, nº 331, bairro Abadia.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima ocorrência superior a 100 mil novos casos de câncer de pele, por ano, no Brasil. Isso corresponde ao risco de 60 novos casos a cada 100 mil homens e 62 a cada 100 mil mulheres. Um terço dos pacientes tem histórico familiar da doença. “Por isso, os médicos vão avaliar todo tipo de alterações na pele, à procura de lesões malignas, ou seja, de câncer de pele e, também, suspeitas de malignidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por