SAÚDE

Anvisa alerta para a presença de substâncias proibidas em suplemento

Agência Nacional de Vigilância Sanitária publica alerta aos consumidores sobre a presença de medicamentos no suplemento Mayhem

Thassiana Macedo
Publicado em 20/11/2014 às 19:21Atualizado em 17/12/2022 às 02:38
Compartilhar

Anvisa publica alerta aos consumidores sobre a presença de medicamentos no suplemento alimentar Mayhem. A agência informa em nota que recebeu uma notificação emitida pelo órgão norte-americano de alimentos e medicamentos (Food and Drugs Administration – FDA) sobre o recall do suplemento dietético, fabricado pela empresa Chaotic Labz. O motivo foi a detecção das substâncias ciproeptadina e dexametasona, não declaradas no rótulo do produto e perigosas à saúde, quando não indicadas.

A ciproeptadina, por exemplo, é um anti-histamínico que pode provocar sonolência e afetar a agilidade mental. Já o dexametasona é um corticosteroide usado no tratamento de condições inflamatórias e o uso pode levar à dificuldade do organismo em combater infecções e causar aumento do nível da glicemia, danos musculares e distúrbios psiquiátricos. Quando usado por longos períodos ou em altas doses, o medicamento pode provocar problemas na glândula adrenal e causar sintomas de abstinência com a interrupção abrupta.

Segundo a Anvisa, os medicamentos presentes no produto Mayhem podem causar sérios efeitos colaterais quando combinados com outros produtos. A nota da agência ressalta, ainda, que o suplemento contém em sua lista de ingredientes extratos vegetais, cuja segurança não foi avaliada, sendo considerado irregular, de acordo com a legislação sanitária brasileira.

O produto é comercializado na internet e, também, pode ser adquirido por meio da importação direta. Porém, o órgão recomenda aos consumidores que não façam uso dele, pois a segurança não está garantida.

A nutricionista Amely Degraf alerta que é essencial comprar produtos somente autorizados pela Anvisa, a fim de evitar falsificações, já que o uso irregular ou excessivo de suplementos pode trazer prejuízos à saúde. “Cuidado com a compra de suplementos não regulados e registrados pela Anvisa. Para obter resultados verdadeiros, é preciso haver uma alimentação saudável associada, sono correto e muito treino, caso o suplemento seja utilizado para praticantes de atividade física”, ressalta. Além disso, a profissional lembra que é importante fazer uma avaliação médica e nutricional para saber as reais necessidades fisiológicas e bioquímicas, bem como para obter informações sobre os melhores suplementos alimentares e a maneira correta de utilizá-los. O uso excessivo de suplementos não vai trazer um corpo perfeito mais rapidamente, porque eles não fazem milagre. Tratam-se de complementos para o tratamento principal”, informa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por