SAÚDE

Novos medicamentos contra a Aids serão distribuídos pelo SUS

O Sistema Único de Saúde deve começar a distribuir, nesta semana, duas novas formulações de medicamentos para pacientes com HIV/Aids

Thassiana Macedo
Publicado em 19/11/2014 às 19:38Atualizado em 16/12/2022 às 03:46
Compartilhar

O Sistema Único de Saúde (SUS) deve começar a distribuir, nesta semana, duas novas formulações de medicamentos para pacientes com HIV/Aids. A expectativa do Ministério da Saúde é de que 135 mil pessoas em tratamento para a doença sejam beneficiadas em todo o país. Em Uberaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os medicamentos antirretrovirais são repassados pelo ministério e os pacientes devem buscá-los na Unidade de Dispensação de Medicamentos, situada no Hospital de Clínicas da UFTM.

Entre as inovações está o ritonavir 100 miligramas (mg), na apresentação termoestável, que poderá ser mantido em temperatura de até 30 °C. A ideia é ampliar a adesão ao tratamento e facilitar a logística de armazenamento, distribuição e dispensação. O medicamento distribuído até então exigia armazenamento em câmara fria, com temperatura entre 2 ºC e 8 ºC.

A rede pública também vai começar a distribuir o Tenofovir 300 mg, composto com a lamivudina 300 mg em um único comprimido – o chamado 2 em 1. Atualmente, em torno de 75 mil pacientes estão em uso das chamadas monodrogas, utilizando um comprimido de Tenofovir e dois comprimidos de lamivudina 150 mg ao dia.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde já lançou uma nota dizendo que irá disponibilizar os novos medicamentos aos pacientes em tratamento pelo SUS, mas ainda não tem uma data prevista para a chegada dos remédios em Uberaba. “Hoje, existem cerca de 900 pacientes em tratamento de HIV/Aids no Programa Municipal de DST/Aids, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No local, também são realizados exames de sorologia, acompanhamento, internação, quando necessário, além da dispensação dos medicamentos para doenças oportunistas”, informa.

A estimativa é de que 720 mil pessoas vivem com HIV/Aids no país, sendo que 150 mil não sabem de sua condição sorológica. A prevalência de infecção de 0,4% na população sexualmente ativa, entre 15 e 49 anos, é considerada estável desde 2004. A taxa de detecção de Aids no país está estabilizada em 20 casos a cada 100 mil habitantes, o que representa cerca de 39 mil casos novos da doença ao ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por