SAÚDE

Meninas devem tomar a 2ª dose contra HPV para garantir proteção

Para garantir 100% de proteção contra o câncer do colo do útero, as meninas de 11 a 13 anos precisam tomar todas as doses previstas

Thassiana Macedo
Publicado em 16/11/2014 às 16:09Atualizado em 16/12/2022 às 03:47
Compartilhar

Para garantir 100% de proteção contra o Papiloma Vírus Humano, conhecido como HPV, que provoca o câncer do colo do útero, as meninas de 11 a 13 anos precisam tomar todas as doses previstas na vacinação. Ou seja, a segunda dose deve ocorrer seis meses depois da primeira, e a terceira, de reforço, cinco anos depois da primeira. A primeira dose sozinha não as protege contra o vírus.

Desde o início da nova fase da campanha, em torno de 45% das meninas de 11 a 13 anos já tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV. Em Minas Gerais, 55,3% do público total recebeu a dose. Enquanto em outras cidades a procura pela segunda dose está bem abaixo do esperado, em Uberaba, segundo a Secretaria Municipal de Vacinação, 5.376 meninas nesta faixa etária tomaram a primeira dose. O número representa 88,07% do total de crianças destinadas pela campanha. E, aproximadamente, 74% delas, ou seja, 3.985 meninas retornaram aos postos de vacinação do município para a aplicação da segunda dose. Mesmo assim, o secretário de Saúde, Fahim Sawan, pede que os pais garantam a vacinação.

A vacina faz parte do Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível durante todo o ano nos postos de vacinação, mas as meninas devem seguir o cronograma de intervalo entre uma dose e outra para que a proteção funcione. A vacina evita o câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Vale lembrar que a vacina é a quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais. E a segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Neste ano, são vacinadas as adolescentes do primeiro grupo, de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de nove a 11 anos, e em 2016, as meninas de nove anos.

Como o HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve ter, além da realização do exame preventivo de Papanicolau e do uso do preservativo nas relações sexuais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por