SAÚDE

Genoma de pacientes vai definir cuidados com a saúde no futuro

Médicos e cientistas estão prevendo que, no futuro, os dados do genoma dos pacientes terão um grande papel no controle da saúde

Publicado em 01/11/2014 às 19:05Atualizado em 17/12/2022 às 02:56
Compartilhar

Médicos e cientistas estão prevendo que, no futuro, os dados do genoma dos pacientes terão um grande papel no controle de sua saúde. Porém, há especialistas que questionam a precisão e a confiabilidade dessas análises. Entretanto, estudo recém-publicado na revista Nature Biotechnology, com a participação de 150 pesquisadores de 12 países, demonstra que há consistência e paridade observadas em diferentes laboratórios e técnicas de sequenciamento genômico do RNA – assim como nas formas de corrigir pequenas variações para se estabelecerem novos e mais altos padrões de análise.

Segundo o professor de Biologia do Câncer E. Aubrey Thompson, da Clínica Mayo, da Flórida (Estados Unidos) – uma das três instituições de saúde que lideraram o estudo –, os resultados devem oferecer uma certeza a pacientes, médicos e à comunidade de pesquisa: a de que o sequenciamento genômico é preciso. O professor, um dos coautores do estudo e um dos líderes do projeto, ressalta que parece muito provável que as decisões sobre o tratamento de pacientes será cada vez mais influenciado por dados genômicos, derivados do sequenciamento de RNA e DNA, a partir de amostras dos pacientes.

“Conhecemos agora a extensão com que essas análises, baseadas em sequenciamento, podem ser confiáveis dentro de determinado laboratório ou de laboratório para laboratório. Isso significa que os resultados de uma amostra de um paciente, a partir da qual serão adotadas determinadas decisões clínicas, serão precisos em todo o mundo”, afirma Thompson. Ele revela que o sequenciamento de RNA está sendo usado com maior frequência para caracterizar um conjunto crescente de problemas de saúde, desde problemas de nascença a distúrbios na saúde de idosos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por