SAÚDE

Parceria entre brasileiros e italianos busca entender a cura

O objetivo da pesquisa é desmistificar as ideias atuais sobre a falta de cura para o zumbido, que desmotiva tratamentos parciais

Publicado em 01/11/2014 às 19:03Atualizado em 17/12/2022 às 02:56
Compartilhar

Uma parceria entre o Instituto Ganz Sanchez e a instituição italiana Fondazione Ascolta e Vivi (Milão) buscam e avaliam pessoas que já obtiveram cura do zumbido para investigar como e por que esse fenômeno ocorreu. O objetivo da pesquisa é desmistificar as ideias atuais sobre a falta de cura para o zumbido, que desmotiva tratamentos parciais. “Apesar da cura ainda ser rara, queremos entender quais os fatos mais importantes: o tipo de zumbido, o tempo de duração, o perfil psicológico do paciente ou o conjunto de todos eles, além de qual tentativa de tratamento levou à cura. Por enquanto, já recrutamos 20 pacientes (onze de São Paulo e nove de Milão)”, explica Tanit Ganz Sanchez, coordenadora da pesquisa.

Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido. Neste mês de novembro acontecerá a sexta edição da “Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido”, reconhecida nacionalmente como “Novembro Laranja”.  Trata-se de movimento promovido pela Associação de Pesquisa Interdisciplinar e Divulgação do Zumbido (Apidiz), com o apoio do Instituto Ganz Sanchez.

O objetivo da Campanha é chamar a atenção da população para o zumbido no ouvido, um sintoma que já atinge crianças, adultos ou idosos, bem como instruir os profissionais de Saúde (médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, dentistas e fisioterapeutas), além dos interessados em saber mais sobre o assunto, e abordar sobre as possibilidades de tratamentos, como dietas, uso de medicamentos e de aparelhos auditivos, dentre outros. Várias ações estão sendo programadas para ser realizadas no Parque do Ibirapuera em São Paulo, além de atividades diárias nas Redes Sociais, com profissionais e pacientes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por