SAÚDE

Cardápio equilibrado: segredo para emagrecer com saúde

Para estimular a queima de gordura, é importante inserir alimentos termogênicos à dieta, como porções de gengibre, pimenta e canela; esses alimentos estimulam o metabolismo

Publicado em 31/10/2014 às 09:57Atualizado em 16/12/2022 às 03:49
Compartilhar

Reprodução

Alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, além de oleaginosas e cereais, é uma boa sugestão

 Para perder peso, não há segredo, é preciso aliar alimentação equilibrada com a prática de exercícios físicos. E, nesse caso, não adianta fazer dietas malucas ou deixar de comer algum alimento específico. Nutricionistas ressaltam que restringir a alimentação pode causar problemas de saúde mais sérios, como desenvolvimento de doenças, perda de massa muscular e energia.

Para ajudar quem ainda não se animou a mudar de hábito, um cardápio composto por alimentos integrais, muitas frutas, verduras e legumes, além de pequenas porções de oleaginosas e cereais, como, por exemplo, castanhas-do-pará, aveia e linhaça, é uma boa sugestão. “Nós precisamos de todos os nutrientes e só conseguimos isso quando comemos vários tipos de alimentos”, detalha a nutricionista. Outra dica dos especialistas é que as gorduras devem ser substituídas pela ingestão de água. A água é importante para estimular o intestino e manter o equilíbrio corporal.

Ainda para estimular a queima de gordura é importante inserir alimentos termogênicos à dieta, como porções de gengibre, pimenta e canela. Esses alimentos estimulam o metabolismo. “Claro que não dá para comer uma feijoada bem gordurosa e depois se encher de termogênico. Equilíbrio é a palavra chave para perder peso”, alertam os nutricionistas.

Além de tudo isso, para emagrecer com saúde, é importante se alimentar a cada três horas, e não comer mais do precisa nas principais refeições. As pessoas precisam aprender a comer, mesmo as mais magrinhas. Até quem está no seu peso correto pode ter diabetes, estar com o colesterol alto, porque não sabe se alimentar. Não é recomendado, por exemplo, comer qualquer tipo de doce depois das 18 horas. Doce só pode ser ingerido logo depois de grandes refeições, como o almoço, e poucas pessoas sabem disso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por