SAÚDE

Manter as crianças em movimento ajuda a emagrecer

O estudo revelou que os pais achavam mais fácil ajudar os filhos a comer alimentos mais saudáveis ​​do que incentivá-los a fazer mais exercícios

Publicado em 30/10/2014 às 19:33Atualizado em 17/12/2022 às 02:59
Compartilhar

Embora 94% dos pais entrevistados tenham admitido que o filho fosse obeso ou que estivesse com sobrepeso, eles disseram que encontravam dificuldades para ajudar na mudança de seu comportamento para conseguir controlar o peso.

O estudo revelou que os pais achavam mais fácil ajudar seus filhos a comer alimentos mais saudáveis ​​do que incentivá-los a fazer mais exercícios todos os dias.

“A pesquisa mostrou que quase 62% dos pais relataram que estavam tomando medidas para melhorar a dieta de seus filhos, aumentando a ingestão de frutas e legumes e reduzindo o fast food, os doces e os lanches. Mas apenas 41% dos pais disseram estar ajudando a criança a aumentar seu nível de atividade física, como caminhar, dançar ou praticar esportes diariamente”, diz o médico.

A discrepância entre a prontidão dos pais para fazer mudanças nas dietas de seus filhos em comparação com os níveis de atividade física foi surpreendente. Os pesquisadores disseram que não está claro por que os pais se sentiam menos confortáveis para incentivar um estilo de vida mais ativo em seus filhos com excesso de peso. Eles sugeriram algumas possíveis razões: barreiras financeiras, o próprio sedentarismo dos pais e o receio dos pais sobre a capacidade de seus filhos, com excesso de peso, de realizar atividades físicas com segurança.

Os resultados mostraram, também, que os pais pareciam mais dispostos a fazer mudanças nos níveis de atividade física de seus filhos quando esses eram mais jovens. Já na adolescência, essa tarefa tornou-se cada vez mais difícil. “Para superar o problema da obesidade infantil, precisamos incentivar bons hábitos alimentares e a prática de atividades físicas nas crianças quando elas são mais novinhas. Nós, pediatras, precisamos fazer um trabalho de convencimento dos pais sobre o ganho de peso na infância e os perigos do sedentarismo”, afirma Moises Chencinski.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por