SAÚDE

Excesso de peso nos filhos nem sempre é percebido pelos pais

Crianças obesas têm maior probabilidade de também ser adultos obesos, o que os coloca em risco de doença cardíaca, diabetes e mais problemas de saúde

Publicado em 30/10/2014 às 19:29Atualizado em 17/12/2022 às 02:59
Compartilhar

Estudos publicados no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics revelam que um em cada três pais cujos filhos foram encaminhados a um ambulatório de obesidade não percebe o excesso de peso do filho como um problema de saúde. Os pesquisadores descobriram que 31% dos pais de crianças obesas ou com excesso de peso consideram a saúde dos filhos excelente ou muito boa, enquanto 28% dos pais não consideram o excesso de peso como um problema de saúde.

“Pode ser difícil para os pais ser objetivos nas questões que se referem ao peso e à saúde dos filhos, a menos que outra pessoa, como um pediatra ou a enfermeira da escola, aponte que pode haver algum problema. Muitos pais pensam que “ser um pouco gordinho é normal” e que o filho vai crescer com essa característica”, explica o  pediatra e homeopata Moises Chencinski (CRM-SP 36.349), autor do Blog Mama que te faz bem.

A percepção desses pais pode ter alguma relação com “a normalização da obesidade” nos dias de hoje. Como as pessoas se deparam mais e mais com indivíduos com sobrepeso ao seu redor, talvez elas não reconheçam mais o excesso de peso e não percebam as consequências médicas para uma criança que permanece acima do peso.

Para determinar como os pais estavam motivados a ajudar a fazer mudanças nos hábitos alimentares e nos níveis de atividade física de seus filhos, os pesquisadores entrevistaram 202 pais cujos filhos tinham sido encaminhados por um médico a uma clínica de obesidade infantil. As crianças tinham idades entre 5-20 anos e 94% delas eram obesas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por