SAÚDE

Barras energéticas não são indicadas para quem quer perder peso

Em dietas de emagrecimento, barras energéticas não são a melhor escolha para substituir uma refeição. As barras contêm proteínas, vitaminas

Publicado em 26/10/2014 às 13:17Atualizado em 17/12/2022 às 03:02
Compartilhar

Em dietas de emagrecimento, barras energéticas não são a melhor escolha para substituir uma refeição. As barras contêm proteínas, vitaminas, açúcar e sais minerais. Elas combinam fibras, sucos concentrados e xarope de milho (ricos em frutose), gorduras trans, frutas secas, amêndoas ou castanhas, e muitas ainda têm uma camada de chocolate. Essa mistura quase sempre resulta numa concentração de carboidratos maior que a de uma barra de chocolate comum. Portanto, barras energéticas não são indicadas para quem quer emagrecer.

As proteínas usadas nessas barras são da soja e do soro do leite. Expostas a altas temperaturas no processo de produção, elas perdem muitas de suas propriedades, especialmente a lisina, da soja, que entre outras coisas estimula o sistema imunológico, protege a integridade dos vasos sanguíneos, ajuda a assimilar e conservar o cálcio. Por outro lado, geram-se nesse processo muitas toxinas prejudiciais à saúde.

Outro ponto negativo é a frutose. Concentrados de suco de frutas e xarope de milho são ricos nessa substância, que causa mais danos que o açúcar, conforme têm apontado diversos testes.

Insulina e peso. Alimentos com baixa ou moderada concentração de carboidratos exigem menos insulina, o que pode ajudar o corpo a queimar gordura e perder peso.

Tendo como referência a produção de insulina causada pelo consumo de pão branco, que é composto basicamente de carboidratos, um estudo mostrou como se alteraram os índices de insulina em pessoas que se alimentaram com barras energéticas e com peito de frango sem pele, cozido no vapor. O grupo que comeu barras de baixa concentração de carboidratos teve a insulina diminuída em 1/4; o que consumiu barras energéticas de concentração moderada de carboidratos, teve o nível de insulina aumentado em mais de 1/3; o de barras de alta concentração de carboidratos teve a insulina aumentada em cerca de 3/4; o grupo que ingeriu peito de frango apresentou nível de insulina mais de 3/4 abaixo.

Desta forma, conclui-se que barras energéticas não reduzem a insulina no sangue como se pensava, talvez por combinarem carboidratos com proteínas. Assim, não ajudam a perder peso.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por