SAÚDE

Uberabenses realizam sonho de estudar Medicina na Rússia

No dia 28 de outubro, os alunos Gustavo Pires, 19, e Helena de Castro Canheo, 21, estarão no saguão do Aeroporto de Guarulhos

Publicado em 24/10/2014 às 18:57Atualizado em 17/12/2022 às 03:04
Compartilhar

No dia 28 de outubro, os alunos Gustavo Pires, 19, e Helena de Castro Canheo, 21, estarão no saguão de embarque do Aeroporto de Guarulhos de malas prontas para realizar seu sonho de estudar Medicina na Rússia.

“Sempre gostei de ajudar as pessoas, sempre sonhei que eu já era formado em medicina e cuidava delas. Desde pequeno, gostava de brinquedos relacionados à profissão”, diz Gustavo. Já para Helena, a ideia de estudar Medicina veio por influência da família. “Convivi com médicos, tenho três tios que são doutores em Minas”, diz.

Os dois alunos, naturais de Uberaba (MG), viajam para a Rússia em companhia de mais 11 estudantes de Medicina e quatro de Relações Internacionais, todos brasileiros. Antes de iniciar a graduação, os alunos farão Faculdade preparatória de Medicina, em Kursk, e terão aulas de Ciências Biológicas em inglês, para se adaptar à metodologia russa e praticar o idioma oficial das aulas.

Entre os motivos que eles levaram em conta ao estudar na Rússia estão a relação custo-benefício de ensino, bem mais em conta do que no Brasil, e a oportunidade de ter acesso a um dos melhores sistemas educacionais de Medicina, com turmas de, no máximo, 12 alunos. “O custo-benefício foi o fator decisivo para a minha escolha. Assim como a universidade, que está entre umas das dez melhores”, afirma Gustavo.

Ao se formarem, os alunos terão chance de participar do programa do governo “Mais Médicos”, que seleciona profissionais para atuar em cidades carentes do Brasil – dos onze alunos formados em Medicina na Rússia, todos conseguiram vaga no programa, sendo que dois desses estudantes passaram no Revalida, sistema de revalidação de diplomas médicos, em sua primeira tentativa.

O valor pago para fazer os cursos na Rússia é baixo devido à política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo do país. Cada aluno desembolsa entre R$ 7.000 e R$ 12 mil por ano em despesas entre curso e moradia – valor muito abaixo ao das universidades particulares no Brasil.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            A A duração da graduação é de seis anos e o aluno tem direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária. Desde 2005, a Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por