SAÚDE

Sede é um sintoma tardio da falta de água no organismo

Minas Gerais tem registrado nos últimos dias temperaturas elevadas – acima de 30 graus – e clima seco em várias cidades, inclusive na capital

Publicado em 23/10/2014 às 18:51Atualizado em 17/12/2022 às 03:05
Compartilhar

Minas Gerais tem registrado nos últimos dias temperaturas elevadas – acima de 30 graus – e clima seco em várias cidades, inclusive na capital.

Além do desconforto provocado pelas altas temperaturas, o sol forte preocupa principalmente idosos que apresentam idade igual ou superior a 75 anos e crianças, especialmente as recém-nascidas e lactentes.

Recomendações básicas para enfrentar o calor:

- Manter-se bem hidratado ao longo do dia, tomando líquidos por várias vezes, principalmente os idosos, que têm o estímulo à sensação de sede mais lentificado e prejudicado, o que leva a estados de desidratação mais frequentes.

- O organismo perde líquidos naturalmente ao longo do dia e esse quadro se agrava nos dias quentes, podendo causar alterações metabólicas. Sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo ter mais chances de sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

- A melhor alimentação é a que contém frutas, verduras, sucos e alimentos preparados de forma mais leve, com menos condimentos e sal. Evite ingerir produtos com mais capacidade de perecer, como carnes e apresuntados. Evite guardar a comida para outra hora ou dia. O consumo imediato evita sua deterioração.

- A sede é um sintoma tardio de falta de água – significa que o nosso corpo já está sofrendo uma pequena “desidratação”. Por isso, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça. Uma dica para saber se seu corpo precisa de líquido é a urina – se perceber que ela está com cor escura e odores fortes, você está ingerindo pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por