SAÚDE

Idosos redescobrem a terceira idade com mais saúde e novos projetos

Conceito do envelhecimento e marcos de idade estão mudando cada vez mais rápido devido ao aumento da expectativa de vida

Publicado em 22/10/2014 às 19:01Atualizado em 17/12/2022 às 03:06
Compartilhar

O conceito do envelhecimento e os marcos de idade estão mudando de forma cada vez mais rápida na vida dos brasileiros devido ao aumento da expectativa de vida da população, que saiu dos 62,7, anos em 1980, para 73,9 anos, em 2013, de acordo com o Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Com isso, a velha máxima de que a vida começa aos 40 ficou ultrapassada. Hoje, a vida começa mesmo é aos 60, tendência que já é responsável pela criação do termo “gerontolescência”, a adolescência da idade madura. Por trás dessa ideia de recomeço, constantemente em evolução, em vez de chuteiras dependuradas estão idosos e idosas superbem dispostos, que aproveitam essa nova fase da vida para se arriscar e apostar em novos e velhos sonhos. São eles que garantem: a vida renasce aos 60.

Para o médico, doutor em Saúde Pública e ex-diretor dos programas de envelhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS) Alexandre Kalache, isso ocorre porque as pessoas estão chegando a essa idade com mais pique, mais saúde, mais bem informadas e, como não poderia deixar de ser, com lastro financeiro. Ou seja: os gerontolescentes – termo criado pelo próprio Kalache – chegam aos 60 e ultrapassam essa idade com o espírito do agora ou nunca. “Essas pessoas estão vivendo de uma forma muito diferente dos velhinhos e velhinhas que, antes, se limitavam a ler jornal na varanda ou a fazer tricô e crochê”, explica.

De acordo com ele, existem hoje no Brasil 23 milhões de habitantes acima dos 60 anos, mas em três décadas esse número saltará para um batalhão de 64 milhões de pessoas. É a revolução da longevidade. “O envelhecimento rápido da população terá um impacto brutal na nossa forma de viver e na maneira como a sociedade se organiza, não só no que diz respeito à saúde, mas na busca pelo entretenimento e nas exigências de mudanças no espaço público. As pessoas idosas estão cada vez mais esclarecidas e exigentes”, sustenta Kalache.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por