SAÚDE

Tempo seco pode causar irritações, mal-estar e dor de cabeça

Quem sofre mais com o tempo seco, porém, são os portadoras de doenças crônicas, que têm asma, enfisema pulmonar e bronquite. Isso ocorre devido ao mecanismo de defesa

Publicado em 15/10/2014 às 19:00Atualizado em 17/12/2022 às 03:13
Compartilhar

De acordo com especialista, o tempo seco pode provocar diversas reações no corpo, como irritação nos olhos, nariz e garganta seca, mal-estar e dor de cabeça.

Quem sofre mais com o tempo seco, porém, são as pessoas portadoras de doenças crônicas, que têm asma, enfisema pulmonar e bronquite. Isso ocorre porque o mecanismo de defesa das vias respiratórias são afetadas. Com isso, há maior chance de a pessoa contrair infecções. Por isso, nestes dias de baixa umidade há um aumento significativo de internações nos hospitais.

Hidratação. Enquanto a chuva não vem, os médicos orientam a população afetada pelo clima seco que a principal maneira de evitar as complicações na saúde é a hidratação, ingerindo muita água. Os mais sensíveis, como os portadores de doenças respiratórias crônicas, a qualquer sintoma, devem procurar o médico, e não deixar de tomar a medicação de controle para evitar crises, alerta a médica.

O ideal é tomar dois litros de água por dia. Atenção especial a crianças e idosos, que têm mais dificuldades de se hidratar sozinhos. Outra dica também é a utilização de soro fisiológico ou soro caseiro [feito com água e colher de café de sal] nas narinas. Evite também atividades físicas em ambientes abertos quando a umidade relativa estiver em torno de 20% a 30%.

calor pode levar à confusão mental, sonolência e até a morte, alertam médicos. Além da água, os especialistas recomendam consumir leite, água de coco, isotônicos e sucos, mas não se deve ter como base de hidratação bebidas alcoólicas ou refrigerantes com cafeína, pois eles atuam como diuréticos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por