SAÚDE

Pais devem ficar atentos ao peso de mochilas escolares

Apesar de já estarmos chegando ao fim do ano letivo, não é incomum observarmos crianças e adolescentes carregando mochilas pesadas, geralmente com 10 a 15% do seu peso

Publicado em 14/10/2014 às 18:53Atualizado em 17/12/2022 às 03:14
Compartilhar

Apesar de já estarmos chegando ao fim de mais um ano letivo, não é incomum observarmos crianças e adolescentes carregando mochilas escolares pesadas, geralmente com 10 a 15% do seu peso corporal, fato que os coloca em risco de dor nas costas e outros distúrbios relacionados. A ameaça representada pelo peso extra é ainda maior pelo fato de que a maioria dos adolescentes não faz exercícios físicos com frequência.

Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores espanhóis avaliaram o peso das mochilas e a saúde da coluna de 1.403 alunos com idades entre 12 e 17 anos, em onze escolas de uma província do noroeste da Espanha. Os pesquisadores também coletaram informações sobre a altura dos alunos, níveis de exercícios físicos e problemas de saúde subjacentes.

O peso médio das mochilas dos estudantes foi de quase sete quilos. Mais de 60% estavam carregando mochilas com peso superior a 10% do seu peso corporal e um em cada cinco carregava uma mochila que pesava mais de 15% do seu próprio peso.

Não surpreendentemente, um em cada quatro alunos disse ter sofrido com dores nas costas por mais de 15 dias durante o ano anterior. A escoliose foi responsável por 70% dessas dores. Os outros 30% foram atribuídos a dores lombares ou contraturas, contrações musculares involuntárias contínuas. As meninas apresentaram maior risco de dor nas costas do que os meninos. E esse risco aumentou com a idade, presumivelmente, devido aos anos carregando mochilas pesadas.

A dor nas costas aparece quando a mochila puxa os jovens para trás, levando-os a dobrar a coluna e a fazer um arco com as costas. Essa posição pode comprimir a coluna vertebral, com as vértebras pressionando os discos entre elas.

O que pode resultar deste hábito é uma má postura constante e ombros cronicamente arredondados. E se esse jovem tem que levantar a cabeça para ver onde está indo, pode terminar com dores crônicas no pescoço e nervos comprimidos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por