SAÚDE

60% das causas da cegueira podem ser previnidas ou tratáveis

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma e infecções

Mára Santos
Publicado em 12/10/2014 às 13:07Atualizado em 17/12/2022 às 03:16
Compartilhar

O teste do olhinho previne e diagnostica doenças como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e a cegueira. Segundo dados estatísticos, essas alterações atingem cerca de 3% dos bebês em todo o mundo.

Prematuros. Bebês prematuros devem, obrigatoriamente, realizar esse teste visual, de modo que afaste o risco da retinopatia da prematuridade, principal causa da cegueira infantil na América Latina.

“Como essas crianças prematuras ainda passam por um processo de formação, possuem vasos sanguíneos imaturos no globo ocular”, explica Larissa Magosso, oftalmologista da Maternidade e Hospital da Criança, em São Paulo, SP.

O teste do olhinho pode ser realizado por um pediatra, mas, se alguma alteração é identificada, o bebê deve ser encaminhado ao oftalmologista para a realização de exames mais específicos.

Não deixe para depois. Pelo menos 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidas ou tratáveis se fossem detectadas precocemente, antes de se agravarem. Daí a importância do teste do olhinho.

O pior de tudo é que mais da metade dos casos só tem o problema descoberto quando a criança já está cega ou quase cega para o resto da vida. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano.

O teste do olhinho serve para detectar qualquer alteração que possa causar perda de transparência no eixo visual. Todas as estruturas transparentes do olho – a córnea, o cristalino e o vítreo – têm que estar transparentes para uma visão perfeita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por