CIDADE

HC-UFTM passa a rastrear sintomas de Covid-19 em visitantes

Publicado em 18/06/2020 às 07:07Atualizado em 18/12/2022 às 07:07
Compartilhar

A partir do dia 22 de junho, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro inicia um trabalho de triagem junto aos visitantes e acompanhantes de pacientes internados, de modo a rastrear eventuais sintomas de infecção pelo novo coronavírus. O objetivo é orientar, de forma educativa, a respeito de medidas preventivas e desaconselhar a entrada no ambiente hospitalar caso haja suspeita de doença respiratória.

Todos os acompanhantes e visitantes serão atendidos por profissionais de enfermagem em uma sala reservada especificamente para esse fim. Será aplicado um questionário que visa a identificar os sintomas ou a exposição recente a pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19.

“Trata-se de um procedimento rápido, que enfatiza a necessidade de higiene das mãos, uso de máscara, distanciamento entre pessoas e etiqueta respiratória. Os visitantes ou acompanhantes de pacientes internados devem vir ao hospital somente se não apresentarem algum sintoma, e chegar com 10 minutos de antecedência, devido a essa triagem. Além disso, devem trazer uma máscara exclusiva para uso no ambiente hospitalar”, explica a chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Fernanda Carolina Camargo.

Se houver relato de sintomas, o usuário será orientado sobre os cuidados necessários e também sobre a busca por ajuda médica, em caso de evolução do quadro. “Essa é uma das medidas tomadas a partir das discussões do grupo de trabalho sobre prevenção da transmissão de Covid-19, criado pelos hospitais da rede Ebserh. É um esforço adicional à restrição do número de visitantes e dos horários reservados para as visitas”, complementa Alessandra Assis Lima, chefe da Unidade de Vigilância em Saúde e Qualidade Hospitalar.

A partir da publicação da Rotina Operacional Padrão tratando do fluxo de visitas, em 25 de março, o HC-UFTM estabeleceu o limite de um visitante por paciente, exclusivamente para o Pronto Socorro e UTIs. Visitas a outras alas, bem como a entrada de voluntários, foram suspensas. Para idosos, parturientes, crianças e pessoas com necessidades especiais, em qualquer especialidade, foi mantido um acompanhante. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por