SAÚDE

Tontura e fraqueza podem sugerir crise de hipoglicemia

Tontura, fraqueza, palpitação ou coração acelerado e visão embaçada, muitas vezes, são sintomas que podem ser confundidos com uma simples queda de pressão

Thassiana Macedo
Publicado em 30/07/2014 às 19:17Atualizado em 19/12/2022 às 06:40
Compartilhar

Tontura, fraqueza, palpitação ou coração acelerado e visão embaçada, muitas vezes, são sintomas que podem ser confundidos com uma simples queda de pressão. Por isso, a maioria das pessoas logo recorre ao sal para aliviar a crise. O problema é que, na verdade, essa medida não resolve o mal-estar. Isto porque se trata de uma crise de hipoglicemia, que nada mais é do que a queda no nível de açúcar ou glicose no sangue.

De acordo com o endocrinologista Fabiano Zaidan Borges, como o diabetes é o aumento dos níveis de glicose no sangue, algumas pessoas costumam conceituar a hipoglicemia como sendo o contrário da primeira, mas não é simples assim. “Inicialmente, os sintomas mais comuns são palidez, tremores, suor frio, palpitação ou batedeira no peito, sensação de fome, embaçamento visual e tonturas. Se evoluir para níveis muito baixos de glicose, pela baixa do açúcar no cérebro, pode haver confusão mental, crise convulsiva, desmaio e até mesmo levar ao coma”, alerta.

O especialista ressalta que as causas dessa condição são muito variadas, sendo que a mais comum delas é o próprio tratamento do diabetes com medicações, como, por exemplo, a insulina. “Outras causas podem ser a deficiência do hormônio da tireoide ou hipotireoidismo, deficiência do hormônio de crescimento, deficiência de cortisol ou hormônio da glândula suprarrenal e excesso de produção de insulina pelo pâncreas, por exemplo, por tumor das células produtoras de insulina. Tudo isso deve ser avaliado”, explica.

Zaidan esclarece, ainda, que uma causa mais recente são os pós-operatórios de procedimentos para redução do peso. “As cirurgias bariátricas podem gerar uma absorção alterada da glicose e um desequilíbrio na produção de insulina. Alguns pacientes podem experimentar hipoglicemias quando ficam muito tempo sem se alimentar enquanto outros, por se alimentar com grandes quantidades de açúcar (pós-prandial). Neste último caso, por um desequilíbrio na produção de insulina. Em alguns casos, não se encontra causa definida”, reforça o médico.

O endocrinologista informa que somente em alguns casos raros pode haver relação com fator hereditário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por