POLÍTICA

Secretário sinaliza que Zema vetará emenda e reajuste será concedido somente à Segurança Pública

Bilac Pinto esteve na ALMG hoje e revelou que se o Legislativo derrubar o veto de Zema o governo acionará a Advocacia-Geral do Estado

Publicado em 10/03/2020 às 14:39Atualizado em 18/12/2022 às 04:50
Compartilhar

Governador Romeu Zema (Novo) deve contrariar as demais categorias do funcionalismo e conceder reajuste salarial somente à Segurança Pública. O secretário de governo, Bilac Pinto, que esteve nesta terça-feira (10) em audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa e declarou que Zema vai vetar a emenda que estende o reajuste para servidores da educação, saúde, universidades estaduais, administração e outras áreas do governo. Bilac Pinto ainda disse que se a Assembleia derrubar o veto, o governo vai acionar a Advocacia-Geral do Estado. Em 19 de fevereiro deste ano, o Legislativo aprovou o projeto original e a emenda. O Executivo, autor da matéria, tem até 17 de março para sancionar ou vetar os textos.

“As coisas saíram um pouco do planejamento, o governo tem a prerrogativa de veto à emenda, e acho que o fará. Se a Assembleia derrubar o veto, acionaremos a Advocacia-Geral do Estado. Se o parlamento tivesse aprovado somente o que foi acordado, não tenho dúvida que já teria sancionado”, disse aos deputados. A sessão contou também com as presenças do secretário de Justiça e Segurança Pública, Mário Lúcio de Araújo, da secretária adjunta de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto (substituiu o titular Otto Levy, que justificou estar em viagem), de deputados federais, diretores de sindicatos e de associações dos servidores da segurança.

A categoria cobrava principalmente, um posicionamento do governo sobre a sanção do projeto de lei, que propõe um reajuste escalonado de 41,7% até 2022 para os servidores da segurança pública de Minas. Bilac Pinto afirmou que o compromisso com as forças de segurança segue normalmente.

A emenda, de autoria da deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), estende o reajuste para as outras 12 categorias do funcionalismo. Para a área da educação, o reajuste é de 31% até 2022. Para a maioria dos outros cargos, o percentual do aumento é de 28,82%, já a partir de julho deste ano.

*Com informações do Estado de Minas 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por