SAÚDE

Ministério da Saúde incorpora linha de tratamento completa para transtorno bipolar

Além da incorporação, MS também publicou protocolo para orientar o diagnóstico e tratamento

Publicado em 10/03/2015 às 17:32Atualizado em 17/12/2022 às 01:04
Compartilhar

 Boa notícia para os brasileiros que sofrem Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Decisão publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (10) confirma a incorporação dos medicamentos Clozapina, Lamotrigina, Olanzapina, Quetiapina e Risperidona. O investimento do Ministério da Saúde é da ordem de R$ 755 milhões no prazo de 05 anos. Ainda, foi publicado o primeiro Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), que orientará o diagnóstico, tratamento e acompanhamento da doença.

Estimativas dão conta que até dois milhões de brasileiros sobrem com o TAB. Os medicamentos agora incorporados tratam os sintomas associados à doença, além de auxiliarem na prevenção dos diferentes estágios da doença. A expectativa do MS é que cerca de 270 mil pessoas sejam atendidas sob o novo tratamento ainda este ano; o número deve chegar a 330 mil em 2019.

O PCDT orientará os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) a prescreverem medicamentos combinados, tendo em vista o quadro clínico apresentado pelo doente, a fim de apresentar o melhor tratamento ao transtorno. Ademais, os pacientes começarão a contar com um protocolo padrão baseado em experiências científicas eficazes, padronizando o tratamento.

Confira o quadro dos medicamentos incorporados:

Medicamento

Indicação

Clozapina

Para tratamento de esquizofrenia resistente ao tratamento; risco de comportamento suicida recorrente em pacientes com esquizofrenia ou distúrbio esquizoafetivo; e psicose durante a doença de Parkinson.

Lamotrigina

Indicado para prevenir episódios de alteração do humor, especialmente episódios depressivos.

Olanzapina

Indicado para o tratamento de episódios de mania aguda ou mistos do TAB (com ou sem sintomas psicóticos e com ou sem ciclagem rápida) e para prolongar o tempo entre os episódios e reduzir as taxas de recorrência dos episódios de mania, mistos ou depressivos no TAB

Quetiapina

Indicado como adjuvante no tratamento dos episódios de mania, depressão, manutenção do transtorno afetivo bipolar I (episódio maníaco, misto ou depressivo) em combinação com os estabilizadores de humor lítio ou valproato, e como monoterapia no tratamento de manutenção do transtorno afetivo bipolar (episódios de mania, mistos e depressivos)

Risperidona

Indicado para o tratamento de curto prazo para a mania aguda ou episódios mistos associados com transtorno bipolar I.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por