SAÚDE

Vacinação contra paralisia e sarampo é prorrogada em Uberaba

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Seguimento Contra o Sarampo continuam em Uberaba

Thassiana Macedo
Publicado em 13/12/2014 às 19:25Atualizado em 17/12/2022 às 02:15
Compartilhar

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ou Paralisia Infantil e a Campanha de Seguimento Contra o Sarampo continuam em Uberaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. As ações que inicialmente terminariam no dia 28 de novembro foram prorrogadas pelo Ministério da Saúde nas cidades em que não foi alcançada a meta de vacinar 95% do público-alvo. No restante do Estado, o encerramento aconteceu na sexta-feira, 12.

Até o momento, Minas Gerais imunizou 848.202 crianças, ou 82,06%, contra o sarampo e 976.022 ou 83,87% de crianças contra a pólio, mas a expectativa em Minas Gerais é de imunizar 1,1 milhão de crianças de seis meses a menos de cinco anos contra a poliomielite e um milhão de crianças de um a menos de cinco anos contra o sarampo.

De acordo com o Departamento de Epidemiologia, em Uberaba 12.383 crianças foram vacinadas contra a paralisia infantil, o que corresponde a 73,75%. Na campanha de seguimento contra o sarampo, o município conseguiu imunizar até agora 10.972 crianças, o que representa 74,27% do total. Em virtude desses resultados, as campanhas continuam até atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%. Como medida para atingir a meta, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Epidemiologia, está fazendo busca ativa nas creches. Além disso, os agentes comunitários estão verificando se o cartão de vacinação das crianças está em dia, durante as visitas domiciliares.

Não há contraindicação para a vacina contra a poliomielite. Mesmo as crianças que já se vacinaram em anos anteriores devem receber uma nova dose. Já a vacina normal contra o sarampo é contraindicada para crianças que são alérgicas ao leite. Para essas crianças, a secretaria esclarece que o Ministério da Saúde encaminhou uma quantidade pequena de vacinas especiais e deve encaminhar mais em breve, porém é preciso que os pais informem a alergia na unidade de Saúde.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por