SAÚDE

Pessos devem ficar atentas aos sinais de alerta para a doença

Segundo a coordenadora da Liga Uberabense Acadêmica de Oncologia, Priscila Muniz Gonçalves, são consideradas lesões de pele suspeitas

Thassiana Macedo
Publicado em 23/11/2014 às 17:15Atualizado em 17/12/2022 às 02:34
Compartilhar

Segundo a coordenadora da Liga Uberabense Acadêmica de Oncologia, Priscila Muniz Gonçalves, são consideradas lesões de pele suspeitas de malignidade aquelas que seguem a regra do ABCD. “São as lesões assimétricas, pois têm uma metade diferente da outra, bordas irregulares ou contorno mal definido, cor variável do marrom ao preto, diâmetro superior a 6 milímetros. Além disso, deve-se levar em consideração as lesões que evoluem com o passar do tempo, aumentando de tamanho, com sangramentos, que não cicatrizam, coçam, descascam ou mudam de forma e cor”, ressalta.

A orientação da Liga é de que todas as pessoas devem estar familiarizadas com sua pele normal, conhecendo suas pintas e manchas. Também é recomendável pedir que um familiar averigue as costas e regiões que não são possíveis de enxergar.

É fundamental olhar as plantas dos pés, região genital, parte da frente e de trás das pernas, mãos, antebraços, axilas, cotovelos, couro cabeludo, pescoço, orelhas, costas e nádegas, anotando sempre as datas das verificações. Essas dicas são válidas para se ter um controle da evolução das lesões, caso haja suspeita de alguma. São sinais de alerta um machucado não cicatriza há mais de quatro semanas, feridas nos lábios que não se curam há mais de duas semanas e manchas que doem.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por