SAÚDE

Vacinação contra aftosa começa amanhã

A principal novidade nesta etapa de vacinação em Minas Gerais é que os pecuaristas poderão fazer a sua declaração pela internet

Publicado em 31/10/2014 às 09:53Atualizado em 17/12/2022 às 02:57
Compartilhar

 Arquivo

Expectativa é de que 376 mil pecuaristas mineiros vacinem em torno de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos

 Pecuaristas de todas as regiões de Minas Gerais já estão se preparando para a vacinação contra a febre aftosa no mês de novembro. No estado, esta segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa será realizada no período de 1º a 30 de novembro, com os pecuaristas vacinando somente animais com até 24 meses de idade.

A expectativa é de que os mais de 376 mil pecuaristas mineiros vacinem em torno de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos em um rebanho

total de 24,5 milhões de animais.

A vacinação contra a febre aftosa é de grande importância para a proteção do rebanho mineiro e brasileiro e é efetuada em grande parte da América do Sul, como uma das principais estratégias dos programas nacionais de erradicação. As experiências disponíveis na região demonstram que a manutenção de um adequado nível de imunidade populacional na espécie bovina tem contribuído para a erradicação da doença em países sul-americanos.

Para o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto, Minas, assim como outros estados do Brasil, está empenhado em transformar todo o seu território em área livre da doença sem vacinação. Para alcançar esse objetivo, estamos convocando todos os pecuaristas, sindicatos rurais, cooperativas e outros segmentos do agronegócio para que nos ajudem nesta empreitada.

Novidade. A principal novidade nesta etapa de vacinação em Minas Gerais é que os pecuaristas poderão fazer a sua declaração pela internet. Neste ano, o IMA criou uma plataforma on-line que vai facilitar a vida do órgão, revendedores e produtores rurais, que irão comprovar a venda e declarar a imunização do seu animal diretamente no site do instituto (www.ima.mg.gov.br).

Normalmente, o pecuarista faz a declaração presencialmente nos escritórios regionais do IMA. Eles vão à unidade e apresentam os documentos necessários, como notas fiscais da compra da vacina, que é adquirida através das redes credenciadas. Com a nova plataforma, os pecuaristas poderão fazer a declaração eletrônica, informando os dados via web.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por