SAÚDE

TDAH é o transtorno mais comum iniciado na infância

Especialista destaca que os sintomas mais frequentes desse tipo de transtorno são desatenção, impulsividade e hiperatividade, que podem ter diferentes apresentações do ponto de vista clínico

Thassiana Macedo
Publicado em 01/10/2014 às 21:41Atualizado em 16/12/2022 às 03:52
Compartilhar

Estudos revelam que entre 2% e 5% das crianças e de adultos apresentam sintomas marcantes de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, pesquisas indicam que muitas das crianças medicadas e diagnosticadas não se enquadram no diagnóstico e outras não recebem o diagnóstico adequado.

De acordo com a neuropsicóloga Sumaya Figueiredo, o TDAH consiste em um transtorno do neurodesenvolvimento, que, segundo a literatura, acomete em torno de 5,29% da população infantil mundial. “Entre essas crianças, cerca de 30% a 70% mantêm os sintomas ao longo da vida adulta. E com base nos achados científicos e na experiência clínica, é o transtorno mais comum entre os transtornos neuropsiquiátricos de início na infância”.

A especialista destaca que os sintomas mais frequentes desse tipo de transtorno são desatenção, impulsividade e hiperatividade, que podem ter diferentes apresentações do ponto de vista clínico, ou seja, podem aparecer sozinhos ou de forma combinada. O fato é que esses sintomas podem se manifestar de forma variada em crianças, adultos e idosos. “A desatenção pode se manifestar com esquecimentos, distração, perda de objetos, desorganização, falta de concentração e falta de atenção aos detalhes. A hiperatividade surge através de uma atividade motora e por inquietação excessivas. A impulsividade, por sua vez, manifesta-se pela dificuldade em esperar sua vez, em dar respostas precipitadas, por intromissões e interrupções frequentes em atividades alheias. Os sintomas devem estar presentes em mais de um ambiente e devem interferir no funcionamento acadêmico, ocupacional e social do indivíduo”, esclarece Sumaya.

Em geral, em razão desses comportamentos, a vida social dos portadores de TDAH, na maioria das vezes, é muito prejudicada. “Principalmente quando a pessoa ainda não foi diagnosticada e não está sendo tratada, os prejuízos podem afetar globalmente sua performance e vida. No caso da criança, pela intensa atividade motora, dificuldade para controlar e inibir impulsos e, ainda, pelos déficits de atenção, podem ocorrer, com frequência, dificuldades para acompanhar a classe, prejuízos nas interações familiares e relacionamento com seus pares, acidentes, entre outros. No caso de adolescentes e adultos, podem ter pior desempenho acadêmico e realização profissional, maior número de infrações de trânsito e acidentes automobilísticos, e maiores taxas de comportamento sexual de risco e comorbidades psiquiátricas, como transtorno de ansiedade, transtorno do humor e abuso de substâncias”, alerta a neuropsicóloga.

No caso dos adultos e idosos com TDAH, segundo Sumaya Figueiredo, em geral, os sintomas se manifestam através da desatenção. “Apresentam maior persistência e declínio mais lento com a idade, se comparados aos sintomas de hiperatividade. Eles apresentam menos sinais de hiperatividade, mas exibem, com frequência, alguma dificuldade para relaxar, sensação de que devem continuar em movimento, dificuldade para priorizar atividades e ações, inadequação de comportamentos sociais e manutenção de ambientes desorganizados”, explica a médica.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por