JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de julho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Farmácia Solidária concorre a premiação de boas práticas

Finalista no Prêmio Mineiro de Boas Práticas, Uberaba recebeu ontem comissão técnica da premiação para visitar in loco a sede da Farmácia Solidária

17/04/2019 - 00:00:00. - Por Gisele Barcelos Última atualização: 17/04/2019 - 08:42:33.

Arquivo

Finalista no Prêmio Mineiro de Boas Práticas, Uberaba recebeu ontem comissão técnica da premiação para visitar in loco a sede da Farmácia Solidária. O projeto concorre na categoria Gestão da Saúde e o resultado será anunciado durante solenidade em Belo Horizonte no próximo mês. 

Na visita in loco, a comissão técnica conheceu de perto o funcionamento do projeto e o balanço do primeiro ano da farmácia, criada em agosto de 2017. A Farmácia Solidária atende com a entrega de remédios da farmácia básica do SUS e também com a doação de medicamentos. Ao todo, estima-se que 200 pessoas são atendidas diariamente.

Conforme o prefeito Paulo Piau (MDB), o projeto Farmácia Solidária está sendo exemplo para diversos municípios. Ele ressalta que todo o processo de triagem dos medicamentos é feito por uma equipe técnica, diminuindo o desperdício “O que antes poderia acabar no lixo, hoje é distribuído de forma consciente”, declara.  

Já o responsável pelo Departamento de Assistência em Farmácia, Rodrigo Rodrigues Silva, pondera que a Farmácia Solidária já contabiliza 650 novos tipos de medicamentos que passaram a cooperar com a lista pública e ampliar o total de itens disponíveis à população. Além disso, no primeiro ano de operação, foi gerada uma economia de R$389 mil para a comunidade.

Os números também comprovaram que o projeto conseguiu evitar o descarte de mais de 15 milhões de unidades de medicamentos, que poderiam ser inutilizados de maneira incorreta ou vencidos nas casas. Outro ponto citado é a parceria da Farmácia Solidária e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) para a oferta de medicamentos diretamente para as unidades.  

Na atual edição do prêmio, foram avaliados 119 projetos, divididos em três de cada eixo: Gestão Administradora, Gestão Assistência Social e Gestão da Saúde. A premiação será entregue no dia 14 de maio, durante 36º Congresso Mineiro de Municípios.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia