JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 25 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Pesquisa indica que mais da metade dos brasileiros está acima do peso

Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde

14/04/2019 - 00:00:00. - Por Agência Brasil

Foto/reprodução


Brasil está longe de metas da OMS para reduzir o sedentarismo, diminuindo a inatividade física em 15% até 2030

Uma pesquisa do Ministério da Saúde indica que 53% da população brasileira está com excesso de peso e 45,8% pratica uma atividade física insuficiente. Os valores foram registrados na Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas, por Inquérito Telefônico (Vigitel Saúde Suplementar).

O estudo, feito em 2017, envolve entrevistas por meio do telefone, com a participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pretende reduzir a inatividade física em 15% até 2030, em todo o mundo.

Segundo pesquisa da OMS em 2018, o número de pessoas que faziam atividades insuficientes totalizava 1,4 bilhão. “Acredita-se que um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física de forma suficiente”, disse o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel.

No fim de semana, em que se comemorou o Dia da Atividade Física (6) e o Dia Mundial da Saúde (7), a ANS lançou o projeto Movimentar-se É Preciso. Por meio do seu Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos de Doenças (Promoprev), a agência está estimulando as operadoras de saúde a realizarem programas voltados a atividades físicas para seus beneficiários nesses dois dias.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia