JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 16 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

SAÚDE

Uberaba sediará pré-congresso de Psicanálise em março

O evento acontecerá nos dias 2 e 23 de março e servirá como uma preparação para o congresso principal, em BH

11/03/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima

Uberaba será a sede, nos dias 22 e 23 de março, do Pré-Congresso de Psicanálise do Triângulo Mineiro. O evento, intitulado O Estranho: In/Confidências, servirá como uma preparação para o congresso principal, O Estranho, programado para acontecer em junho, em Belo Horizonte (MG).

O pré-congresso é organizado pelo Grep (Grupo de Estudos Psicanalíticos), e também por dois grupos de psicanálise da cidade vizinha, Uberlândia – o Ceepu (Centro de Estudos e Eventos Psicanalíticos de Uberlândia) e o Núcleo de Psicanálise de Uberlândia. A expectativa é reunir participantes do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, bem como de cidades vizinhas do estado de São Paulo. O evento será realizado no campus Aeroporto da Uniube (Universidade de Uberaba), no anfiteatro 02D56.

De acordo com uma das organizadoras do pré-congresso, Ana Alice Ávila, o encontro destina-se a médicos, psicólogos e psicanalistas interessados pelos estudos da psicanálise enquanto método de promover o desenvolvimento mental do ser humano e propiciar o crescimento psíquico.

“Trata-se de uma oportunidade de reunir grandes profissionais da área para discussões clínicas e fortalecer a importância da psicanálise no segmento do cuidado da saúde mental”, afirma Ana Alice.

No dia 22 de março, sexta-feira, a programação tem início às 8h, com a roda de conversa “O Estranho: em mim, no outro e no outro em mim”. Em seguida, às 10h, docentes do curso de Psicologia da Uniube farão a apresentação e discussão de material clínico. À tarde será realizado o minicurso “Uma Aproximação às Contribuições de Bion”, cujas inscrições estão abertas de forma independente do evento.

Já no dia 23 (sábado), acontecem as mesas redondas “Das Unheimliche: as inconfidências da alma” e “O Estranho: o impacto estético na criação”. Além disso, estão programadas uma mesa clínica, com a disponibilização de material anônimo, e uma plenária e discussão com o público, que encerrará a programação do pré-congresso.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia