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Uberaba, 18 de fevereiro de 2019 -

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SAÚDE

Saúde intestinal exige hábitos saudáveis e ingestão de água

Além disso, é essencial a realização de atividades físicas regulares

10/02/2019 - 00:00:00.

Foto/Divulgação



Mariana Argente Caetano lembra que produtos lácteos devem ser substituídos pelas formas sem lactose

Para garantir a saúde intestinal é imprescindível manter hábitos saudáveis, como a ingestão de água, pois sem água não é possível formar o bolo fecal adequadamente. Além disso, é essencial a realização de atividades físicas regulares (para estímulo do peristaltismo) e a opção por ingerir alimentos ricos em fibras. A informação é da especialista em Nutrologia pela Santa Casa de São Paulo, Mariana Argente Caetano, que tem título de Especialista em Nutrologia pela Associação Médica Brasileira, Associação Brasileira de Nutrologia e pelo Conselho Federal de Medicina (AMB/Abrahan/CFM), que representou o Hospital Regional José Alencar de Uberaba, em evento de atualização realizado em Goiânia (GO).

O controle do estresse e da ansiedade, aliado ao ato de evitar alimentos condimentados e industrializados, também é uma excelente alternativa. Os produtos lácteos devem ser substituídos pelas formas sem lactose. Se ocorrer uma constipação intestinal, o ideal é ingerir alimentos laxativos, como pães e biscoitos feitos com farinha integral, pães de forma de farinha de trigo ou centeio integral, pães integrais caseiros de diversos tipos (com gergelim, frutas cristalizadas, passas), biscoitos de farinha integral ou com farinha de trigo integral ou de centeio. Cereais: flocos de aveia, cevada, milho, trigo e farinha de aveia, bem como cereais matinais, cereais em barra com castanhas e frutas secas, arroz integral, milho verde, milho de pipoca e triguilho (trigo para quibe) também estão nas sugestões da doutora. No grupo das leguminosas estão feijões, lentilha, ervilha e grão-de-bico, que também são recomendados pela nutróloga, assim como frutas e vegetais, principalmente frutas secas, como uva-passa, ameixa preta seca, banana passa, figo seco, tâmara e damasco, e frutas frescas, incluindo, principalmente, mamão, laranja e tangerina com bagaço, abacaxi, manga, abacate, cidra, figo, melancia, cana-de-açúcar e todas as frutas que podem ser comidas com casca.

Ainda estão entre as boas opções para manter a saúde intestinal os vegetais folhosos (couve, agrião, acelga, almeirão, repolho), legumes com casca (pepino, abobrinha, chuchu, quiabo, moranga, tomate, jiló), amendoim, castanhas, nozes, coco, suco de uva e café. Alimentos constipantes devem ser evitados, como arroz, chá preto ou mate, batata, chuchu, cará, inhame, ovo cozido, pães brancos, caju, goiaba, maçã sem casca, bolachas, cenoura cozida, mandioca, amido de milho, banana-prata, biscoito cream cracker, biscoito de polvilho e maisena.

Se esses sintomas estiverem associados, será necessária a avaliação de especialista: fezes em formato de fita, constipação intestinal de início recente (hábito intestinal normal previamente), fezes escurecidas, emagrecimento inexplicável, dor abdominal importante, presença de sangue nas fezes, história familiar de tumores de intestino. Algumas outras causas de constipação intestinal são hipotireoidismo, diabetes, uso de analgésicos, alguns antidepressivos, excesso de chocolate, uso de diuréticos, doenças neurológicas, doenças inflamatórias intestinais.

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