CIDADE

Codau poderá criar manual sobre saneamento para novos loteamentos

Metodologia de contrapartida para utilização das redes da Codau e outras normas a serem seguidas pelos empreendedores foram assuntos de evento ontem com profissionais da área

Tito Teixeira
Publicado em 07/04/2022 às 20:09Atualizado em 18/12/2022 às 18:59
Compartilhar

1º Workshop sobre assuntos técnicos de interesse dos empreendedores foi realizado ontem no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (Foto/Divulgação)

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) promoveu o 1º Workshop sobre assuntos técnicos de interesse dos empreendedores imobiliários, engenheiros, arquitetos e comunidade em geral de Uberaba.

Foram temas ligados à implantação de infraestrutura de saneamento na cidade. Os assuntos abordados foram: a metodologia de contrapartidas para a utilização de redes da Codau; a apresentação do roteiro de checklist de Análise de Loteamentos e o detalhamento de obrigações sobre instalações de redes de distribuição de água potável e esgotamento sanitário.

“É uma forma que encontramos para chamarmos a nossa sociedade para participar das discussões sobre o desenvolvimento urbano de nossa cidade. A nossa proposta é aplicarmos as regras iguais para todos. Esse evento prevê a participação ativa da comunidade”, destacou a prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), que participou do workshop, realizado no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental, localizado no Parque das Barrigudas (Univerdecidade).

De acordo com a direção da Codau, a elaboração da metodologia para contrapartidas foi baseada em parâmetros técnicos referentes às redes de infraestrutura de saneamento. E os custos de implantação seguem a tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), mantida pela Caixa e IBGE.

“Nós estamos há 65 anos discutindo a cidade. Portanto, é importante que a sociedade seja ouvida em temas importantes como esse. O IEATM pode colaborar. E nós sugerimos aqui a criação de um manual de instrução técnica e o IEATM pode oferecer apoio. E, ainda, sugerimos a criação de um ambiente de atendimento aos profissionais para tirar dúvidas nesse momento de transição”, destacou o 1º vice-presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura do Triângulo Mineiro (IEATM), Reinaldo Santos.

O detalhamento de obrigações sobre instalações de redes distribuição de água potável e esgotamento sanitário é um documento que está em fase de construção, segundo a Codau.

“Esse evento traz transparência e vem normatizar a questão dos empreendimentos naquilo que tange o saneamento básico. É uma metodologia inovadora para a contrapartida para a utilização de nossas redes e até da implantação de redes para novos empreendimentos. Isso também vem resgatar a capacidade de investimento da Codau”, frisou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por