POLÍTICA

Com liberação de combustível, PMU mantém serviços

Prefeitura de Uberaba consegue liberação de combustível para manter o funcionamento dos serviços essenciais por mais 1 semana

Gisele Barcelos
Publicado em 25/05/2018 às 07:59Atualizado em 17/12/2022 às 09:59
Compartilhar

Jairo Chagas

Durante entrevista coletiva, o prefeito em exercício Luiz Dutra recebeu ligação de distribuidora confirmando a entrega do combustível

Prefeitura consegue liberação de combustível para manter o funcionamento dos serviços essenciais por mais uma semana. Por enquanto, o abastecimento continua restrito apenas para viaturas da Guarda Municipal e veículos de emergência, como ambulâncias e Samu.

Desde quinta-feira (24), três reuniões foram feitas com os manifestantes que bloqueiam a rodovia em protesto pelo alto preço dos combustíveis para viabilizar a passagem do caminhão destinado ao abastecimento da Prefeitura.

Além disso, foi necessária a autorização da distribuidora que atende ao município para o carregamento do veículo. A empresa temia que com a saída do caminhão-tanque da base houvesse retaliação dos manifestantes. Prefeitura organizou uma escolta para garantir a chegada do combustível para atender aos serviços essenciais.

De acordo com o prefeito em exercício Luiz Humberto Dutra, a estimativa é que o combustível seja suficiente para manter os atendimentos emergenciais pela próxima semana, se o bloqueio nas rodovias for mantido. Por enquanto, Dutra informa que a prioridade são as ambulâncias, o Samu e a Guarda Municipal. Questionado se o transporte escolar será mantido na semana que vem, ele posiciona que a situação ainda será analisada. “Nós iremos estudar caso a caso. Às vezes, precisamos atender mais na área da Saúde e de Segurança Pública. Então, temos que olhar como será a demanda”, explica.

As aulas na rede municipal acontecerão normalmente hoje e o transporte escolar nesta sexta-feira também está garantido, assim como a merenda escolar. No entanto, outras ações da Educação já foram canceladas devido ao contingenciamento de combustível, como as atividades do Tempo Integral II e do projeto Escola Aberta.

Além disso, o secretário municipal de Governo, Antônio Sebastião de Oliveira, informou que uma parte dos trabalhos da Secretaria de Agronegócio já foi totalmente paralisada para economizar combustível. Maquinários e tratores que atendem à zona rural estão parados até o fim do impasse. O titular do Governo acrescenta que as atividades de Serviços Urbanos também foram afetadas. A capina, poda e limpeza de bueiros foram suspensas. Os ecopontos também não receberão descartes.

Por outro lado, a coleta de lixo na zona urbana será realizada normalmente nesta sexta-feira, mas não na zona rural. Oliveira explica que foi necessária intervenção policial ontem porque os veículos estavam no aterro sanitário e não conseguiam cruzar o bloqueio para realizar serviço. Apesar de ainda haver combustível para a operação hoje, o secretário ressalta que a situação pode se complicar no fim de semana. “Se não normalizar [o abastecimento de combustível], o serviço pode ficar seriamente comprometido a partir de sábado (26).”

Transporte coletivo e água. Até o momento ainda não houve avanço nas negociações para viabilizar o abastecimento da frota de transporte coletivo em Uberaba e nem para a liberação dos caminhões que estão carregados com produtos químicos necessários para o tratamento de água. Reuniões com os manifestantes devem continuar nos próximos dias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por