POLÍTICA

Codau inaugura hoje a Estação de Tratamento de Esgoto Conquistinha

ETE recebe o nome do ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha e eleva o percentual de tratamento de esgoto do município a 98,4%

Daniela Brito
Publicado em 24/11/2017 às 08:05Atualizado em 16/12/2022 às 08:49
Compartilhar

Edna Costa/Codau

Estrutura da ETE Hugo Rodrigues da Cunha recebeu investimentos superiores a R$13 milhões e as obras foram iniciadas em 2011

Com investimentos que superam R$13 milhões, o Codau (Centro de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba) inaugura hoje a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que levará o nome do ex-prefeito Hugo Rodrigues da Cunha, falecido em 3 de julho de 2016.

O empreendimento está instalado em área de 283 mil metros quadrados, próximo ao Residencial 2000, e funciona com tecnologia moderna, com tratamento biológico, semelhante à ETE Rio Uberaba, que está em operação. Com o início das operações da ETE Hugo Rodrigues da Cunha, Uberaba passa a ter 98,4% do esgoto tratado.

“A nova estação de tratamento representa um importante passo na área de esgotamento sanitário do município e coloca a cidade como referência nacional em saneamento”, destaca Luiz Guaritá Neto, presidente do Codau. A solenidade acontece sem a presença de autoridade do governo federal, em razão das recentes mudanças ocorridas no Ministério das Cidades. O então ministro Bruno Araújo (PSDB) chegou a confirmar presença, porém, na semana passada, pediu demissão. Somente na quarta-feira (22) Alexandre Baldy tomou posse como titular da pasta, o que inviabilizou qualquer tipo de articulação para confirmar sua presença.

Atraso. A obra começou em maio de 2011 e o cronograma inicial previa a conclusão em 2013. No entanto, o serviço avançou pouco devido às dificuldades financeiras da Comar Engenharia, construtora que venceu a primeira licitação. Em 2014 houve a rescisão do contrato com a empreiteira, quando 60% das obras físicas estavam concluídas e 55% dos equipamentos adquiridos.

Somente após a nova concorrência, realizada em 2015, foi possível dar andamento à obra, com a NWM Engenharia Eletrônica, do Paraná. No fim de 2016, a nova empresa já estava realizando a montagem da ETE e foram registrados diversos furtos de equipamentos. Por isto, a empreiteira paralisou as atividades para reforçar a segurança no canteiro de obras, o que também interferiu no cronograma de entrega da ETE.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por