POLÍTICA

Mendes Júnior faz proposta de PPP para as unidades de saúde

Foi apresentada ontem ao governo municipal a primeira proposta para formatação da PPP (Parceria Público-Privada) referente à gestão das unidades de saúde

Gisele Barcelos
Publicado em 30/09/2014 às 23:29Atualizado em 17/12/2022 às 03:27
Compartilhar

Foi apresentada ontem ao governo municipal a primeira proposta para formatação da PPP (Parceria Público-Privada) referente à gestão das unidades de saúde. Outros dois projetos estão em desenvolvimento.

O primeiro modelo foi apresentado pela Construtora Mendes Júnior. A empresa levou em conta levantamentos sobre a quantidade de leitos no município, pirâmide etária da população, índice de mortalidade e morbidade, tipos de serviços prestados, plano de pactuação regional e também um diagnóstico da tecnologia existente nas unidades.

A proposta preliminar da construtora abrange a reforma dos prédios, construção de novas unidades e implantação de ferramentas tecnológicas como a digitalização dos documentos para gestão eletrônica dos processos. Além disso, a parceria incluirá serviços de logística de compra de materiais administrativos, limpeza, segurança e jardinagem.

Na apresentação ontem, o coordenador de negócios da construtora, Sérgio Rocha, ressaltou ainda que o modelo de parceria oferecido dará prioridade à implantação de uma central de regulação para agilizar o processo de transferência dos pacientes internados nas UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) para os hospitais.

Outro ponto, segundo ele, será ampliar a atuação do PSF (Programa Saúde da Família), viabilizando mais ferramentas tecnológicas e treinamento para as equipes. O coordenador conta que os agentes poderiam utilizar os equipamentos para desenvolver um censo durante as visitas domiciliares e fornecer dados para subsidiar a gestão, inclusive viabilizando a identificação dos pacientes que são de outras cidade para otimizar a pactuação de serviços com as prefeituras da região.

O estudo técnico e a proposta final da PPP devem ser entregues até dezembro à Prefeitura. Além da Mendes Júnior, duas empresas também desenvolvem proposta de parcerias para a gestão das unidades de saúde: a CPD (Companhia Paulista de Desenvolvimento) e a Socicam.

Os três modelos serão submetidos a audiência pública e o projeto escolhido por consulta popular será colocado em licitação em seguida. O cronograma prevê o lançamento do edital no mercado até o início de 2015.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por