POLÍTICA

Seds lança nova etapa de política para resgatar moradores de rua de Uberaba

Marco Túlio Cury afirma que a intenção não é varrer gente e jogar na vala, mas resgatar pessoas

Publicado em 16/07/2018 às 08:03Atualizado em 17/12/2022 às 11:34
Compartilhar

Arquivo

Marco Túlio Cury afirma que a intenção não é varrer gente e jogar na vala, mas resgatar pessoas

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Seds) está intensificando os trabalhos de ronda social, acolhimento, encaminhamento e outras providências, em toda a cidade, especialmente pontos de maior concentração de moradores de rua, como nas imediações do terminal rodoviário.

O segmento, comandado no Município por Marco Túlio Cury, está dando andamento a uma nova etapa dentro da política para essa área. Uma das decisões mais abrangentes e impactantes é o fechamento do Albergue Municipal no Jardim Triângulo. Mais que questões de estrutura, a alteração passa pelo conceito, conforme explica o secretário. “Não se trata de um novo albergue, mas de um novo conceit casa de passagem para o migrante itinerante”. 

O albergue que está sendo desativado, de acordo com ele, perdeu sua função, haja vista que ao longo dos anos acabou se transformando em “hospedagem” permanente. “Não é isso o que se pretende”, destaca. O imóvel, que por anos sediou o antigo albergue, será repassado à Secretaria de Saúde para abrigar uma Unidade Básica de Saúde. A medida também tranquiliza os moradores da região do Jardim Triângulo, já que o local com a estrutura de albergue gerava insegurança aos vizinhos.

Dentro da nova política para os moradores de rua que são de Uberaba, foi firmado termo de parceria com três instituições – caminhando para quarta – a fim de acomodar pessoas, oferecer tratamento, atendimento digno, acolhimento junto à rede de saúde, assistência, tratamentos específicos, como, por exemplo, para os dependentes químicos e portadores de transtornos mentais. Por ora, a capacidade é para cem pessoas, com tendência a ampliar. Somente na semana passada, 40 pessoas foram levadas para as instituições. A escolha das instituições parceiras se deu por abertura de edital, seguido de cadastro por parte das interessadas, consideradas as habilidades e capacidades, além de exigências burocráticas. Em Uberaba hoje são cerca de 60 instituições cadastradas, com variadas tipificações de atendimento. 

Perfil. Sobre o perfil do “nosso” morador de rua, o secretário de Desenvolvimento Social explica ser eclético, inclusive com relação a doenças. Ao todo temos em torno de 200 moradores em situação de rua. Com o novo modelo, será criado o prontuário eletrônico do migrante itinerante, onde constarão informações e respostas a questionamentos importantes, como o município de origem, que será contatado para providências ou reembolso. 

Números. O Serviço de Abordagem Social, ao longo de 2017, registrou 4,8 mil atendimentos, uma média mensal de 400 e diária de 13, totalizando universo de 1,2 mil pessoas atendidas. Já no primeiro semestre de 2018, foram 2.552 atendimentos, com médias de 425/mês e 14/dia, para um universo de 638 pessoas atendidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por