POLÍTICA

Minas tem 16 casos de febre amarela com vacinação prévia

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, porcentagem está de acordo com a literatura científica, que descreve que a eficácia da vacina é de 95% a 98%

Marconi Lima
Publicado em 24/06/2018 às 11:32Atualizado em 17/12/2022 às 10:55
Compartilhar

A comissão multidisciplinar, com representantes da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e Fundação Ezequiel Dias (Funed-MG), confirmou o diagnóstico de febre amarela em 16 pacientes com histórico de vacinação prévia em Minas Gerais.

Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG). Destes, dois moradores morreram. Os casos representam 3% do universo dos casos confirmados entre julho de 2017 e junho deste ano. De acordo com a SES, a porcentagem está de acordo com a literatura científica, que descreve que a eficácia da vacina contra a doença é de 95% a 98%.

De acordo com o site de notícias Uai, a SES garante a eficácia da vacina contra a febre amarela. “De todos os casos de febre amarela que foram confirmados, somente 16 casos foram em pacientes vacinados, o que representa 3% deste universo de casos confirmados. Esta porcentagem está de acordo com a literatura científica, que descreve que a eficácia da vacina contra febre amarela é de 95% a 98%. Assim, a vacina é considerada altamente eficaz e segura na prevenção da transmissão do vírus, sendo ainda a principal medida a ser adotada”, disse a pasta por meio de nota.

A epidemia de febre amarela em Minas Gerais na temporada 2017/2018 vem perdendo força logo no fim de seu ciclo. Mesmo assim é a pior já registrada no país. Desde julho do ano passado, 177 pessoas morreram com a doença e outras 351 foram infectadas, superando a temporada anterior (2016/2017), que contabilizou 475 casos e 162 óbitos. Seguem investigadas 64 notificações, sendo que, destas, cinco óbitos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por