POLÍTICA

Vereadores buscam a liberação de mais de R$ 1 milhão para instalar Hospital Dia

O regime de Hospital Dia é uma assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial

Marconi Lima
Publicado em 25/05/2018 às 23:14Atualizado em 17/12/2022 às 09:59
Compartilhar

A implantação de Hospital Dia foi requerida na Câmara Municipal de Uberaba (CMU) junto ao presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), Eduardo Félix. O regime de Hospital Dia é uma assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente na unidade por um período máximo de 12 horas.

Segundo a legislação que trata do Hospital Dia (portaria número 44, de 10 de janeiro de 2001), uma série de requisitos precisam ser cumpridos para que a cidade possa recebê-lo. Isto acontece após vistoria realizada pelas secretarias estadual e municipal de Saúde, cujos relatórios devem ser encaminhados à Secretaria de Assistência à Saúde.

Autores da proposta de implantação do Hospital Dia, os vereadores do PR, Kaká Carneiro e Samuel Pereira, estiveram em Brasília com Leonardo Castro Soares, assessor da Secretaria Nacional de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde. O objetivo foi buscar o aporte financeiro necessário para a efetiva implantação da proposta, da ordem de R$1 milhão. A proposta é que o Hospital Dia funcione em contêineres em área localizada ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento do Parque do Mirante.

O próximo passo será discutir o assunto diretamente com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O encontro contará com a participação de Ana Lúcia Simões, reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), e ainda do presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba (Funepu), José Eduardo dos Reis Félix.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por