POLÍTICA

Para secretária-executiva de ZPEs, crise pode ter emperrado projeto de Uberaba

Crise econômica do Brasil pode ter sido um dos fatores que emperraram consolidação do projeto em Uberaba

Gisele Barcelos
Publicado em 27/04/2018 às 07:53Atualizado em 16/12/2022 às 04:27
Compartilhar

Crise econômica do Brasil pode ter sido um dos fatores que emperraram consolidação da ZPE (Zona de Processamento de Exportação) em Uberaba. A avaliação é da secretária-executiva do Conselho Nacional de ZPEs, Thaise Pereira Passos, que está na cidade hoje para participar de seminário sobre as oportunidades de negócios na região do Triângulo Mineiro.

Passos pondera que uma conjuntura de fatores pode ter interferido na consolidação do projeto, mas ressalta que a turbulência político-econômica que o país atravessou nos últimos anos desanimou os investidores. “A iniciativa privada é que gira a roda da economia. O governo tem que regulamentar e fomentar, mas quem produz é a iniciativa privada [...] Com o momento econômico que o país passou, os investidores ficaram meio acanhados”, salienta.

No entanto, a secretária-executiva do conselho adianta que a determinação do governo federal agora é dar suporte para a prospecção de investimentos para viabilizar as Zonas de Processamento de Exportação. “Estamos com foco nos investidores estrangeiros porque eles entendem como funciona o regime de ZPE. Estamos buscando fazer a identificação das áreas que esses estrangeiros têm interesse e associando a produção já existente na localidade com a necessidade dos investidores para unir as pontas”, conta.

Segundo a representante do conselho de ZPEs, o seminário organizado em Uberaba é justamente uma estratégia neste sentido. “Esse evento vai servir para conversar com investidores estrangeiros. Há representantes de países árabes na cidade para conversar sobre a experiência de Uberaba. Estamos aproveitando a movimentação causada pela ExpoZebu, pois empresários estão ali com o propósito de prospectar e o momento é propício para atrair investidores”, destaca. A secretária ainda reforça que os países árabes estão procurando regiões que produzem grãos e proteína integral para investimentos, o que está dentro do perfil de Uberaba e região. Por isso, a meta é favorecer a aproximação entre as duas partes.

O seminário sobre a ZPE e as novas oportunidades de investimentos para o Triângulo Mineiro será realizado a partir de 8h30, no Hotel Golden Park, em frente do Parque Fernando Costa. A entrada no evento é gratuita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por