POLÍTICA

Gasmig volta a falar em gasoduto de Queluzito para a fábrica de amônia

Companhia de Gás de Minas Gerais voltou a garantir a construção de gasoduto de Queluzito a Uberaba para alimentar a fábrica de amônia

Daniela Brito
Publicado em 18/11/2017 às 22:41Atualizado em 16/12/2022 às 08:58
Compartilhar

Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) voltou a garantir a construção de gasoduto de Queluzito a Uberaba para alimentar a fábrica de amônia. Desta vez a declaração partiu do diretor comercial Danilo Siqueira Campos, durante a audiência pública realizada na terça-feira (14) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. “Não nos furtaríamos de um projeto dessa envergadura”, garantiu.

De acordo com ele, para toda empresa que necessita, o gás deve ser disponibilizado pela Gasmig, que tem a concessão em Minas Gerais. Caso seja viabilizada a fábrica de amônia, a companhia vai construir gasoduto. Segundo ele, antes da paralisação das obras, a Gasmig já estava dando andamento ao empreendimento, com a elaboração dos projetos executivo e técnico. “Um gasoduto é muito dispendioso, mas, tendo a viabilidade do negócio, nós vamos disponibilizar o gás”, assegurou.

A proposta é construir um gasoduto de aproximadamente 530 quilômetros, ligando as cidades de Queluzito, na região central de Minas, e Uberaba, no Triângulo Mineiro. “Já está viabilizada a linha tronco do gasoduto de Queluzito. Não temos problemas nenhum na parte administrativa, nem de engenharia”, ressaltou o diretor comercial da Gasmig durante a audiência pública.

Esta é a segunda vez que a construção do gasoduto Queluzito/Uberaba é cogitada pela Gasmig. A primeira vez foi em março passado, antes da paralisação das obras da fábrica de amônia pela Petrobras. O diretor declarou também que a Iara Fertilizantes teria procurado a Gasmig, interessada em investir na fábrica de amônia.

Declaração do diretor da Gasmig contraria sinalizações feitas pela própria Codemig, por meio de seu presidente, Marco Antônio Castello Branco, de que o gasoduto mais viável é o que já está planejado pela empresa TGBC, cuja origem é São Carlos, no interior de São Paulo. A Codemig, inclusive, se propõe a adquirir volume suficiente de gás para dar viabilidade ao empreendimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por