POLÍTICA

Picciani se entrega à sede da Polícia Federal

Publicado em 16/11/2017 às 17:43Atualizado em 16/12/2022 às 01:56
Compartilhar

Alexandre Cassiano / Agência O GLOBO

Após a determinação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) nesta tarde pelas prisões preventivas, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Jorge Picciani, e o deputado Paulo Melo (PMDB) se entregaram a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá. O deputado Edson Albertassi também teve sua prisão preventiva pedida pelo TRF2, mas até o fechamento desta edição ainda não havia se entregado; porém, sua assessoria de imprensa informou que ele também vai se entregar.

Os parlamentares foram indiciados na Operação Cadeia Velha, deflagrada na terça-feira (14) pelo Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF). A operação investiga o uso dos cargos públicos para corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas, em combinação com as empresas de ônibus.

Votaram com o relator, desembargador Abel Gomes, os desembargadores Messodi Azulay, Paulo Espírito Santo, Marcelo Granado. O presidente da 1ª Turma, desembargador Ivan Athié, que não seria obrigado a votar, também acompanhou o voto, fechando a questão por unanimidade (5 votos) a favor da prisão e o afastamento dos deputados de seus cargos.

Após o recebimento da notificação da decisão do TRF2, a Alerj ainda vai avaliar a determinação em sessão extraordinária. A avaliação do Legislativo sobre uma prisão determinada contra parlamentar está prevista constitucionalmente. Caso a Alerj opte por reverter a prisão, os três deputados serão soltos. Vale lembrar que os desembargadores do TRF2 também decidiram pelo afastamento de Picciani, Melo e Albertassi das funções legislativas; porém, somente a decisão da prisão será levada à votação em plenário, o afastamento não. Contudo, por ser medida cautelar, pode ser que a Alerj a tome em votação, usando como argumento a recente decisão do STF sobre o caso de Aécio.

*Com informações de O Globo e da Agência Brasil

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por