POLÍTICA

Assembleia mantém vetos de Pimentel a projeto de Parcerias Público-Privadas

Plenário da ALMG manteve os vetos do governador Fernando Pimentel (PT) às Proposições de Lei 23.330

Marconi Lima
Publicado em 27/05/2017 às 21:37Atualizado em 16/12/2022 às 13:04
Compartilhar

O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) manteve os vetos do governador Fernando Pimentel (PT) às Proposições de Lei 23.330, que trata do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas, e 23.331, que trata da prevenção contra incêndio e pânico. Os parlamentares apreciaram as duas matérias, cujas comissões especiais haviam opinado pela manutenção dos vetos. Os dois vetos estavam na faixa constitucional, ou seja, travando a pauta de votações do plenário.

PPPs. A Proposição de Lei 23.330 teve origem no Projeto de Lei (PL) 1.588/15, do deputado Carlos Pimenta (PDT), e altera o Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e estabelece condições para a cobrança de tarifa nos contratos de concessão de rodovias. Segundo a proposição, para haver a cobrança, a rodovia deve apresentar condições adequadas de funcionamento, como a presença de acostamento, sinalização e pavimentação. Baseado em consulta à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), o governador justificou que a proposição é contrária ao interesse público, pois já existem instrumentos próprios que dispõem sobre as condições vinculadas ao desempenho da concessionária.

O parecer da comissão especial que analisou o veto destaca que, em Minas Gerais, a concessão de serviços públicos já é regida pela Lei 14.868, de 2003; e, no âmbito federal, pelas Leis 11.079, de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de PPP na administração pública; e 8.987, de 1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos. A comissão entendeu também que a proposição traz termos subjetivos como “conforme avaliação do órgão técnico competente” e “a critério do mesmo órgão técnico”, o que pode trazer insegurança jurídica. O plenário seguiu esse entendimento e manteve o veto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por