POLÍTICA

Toninho Andrade é destituído do comando do MDB em Minas Gerais

Após renúncia coletiva de 55 integrantes do diretório estadual na semana passada, o deputado Saraiva Felipe foi indicado pela liderança nacional do MDB para assumir o comando em Minas

Gisele Barcelos
Publicado em 17/07/2018 às 07:49Atualizado em 17/12/2022 às 11:37
Compartilhar

Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press

Deputado Saraiva Felipe foi nomeado presidente do MDB em Minas após a destituição de Antônio Andrade do comando

MDB tem novo presidente em Minas Gerais. Após renúncia coletiva de 55 integrantes do diretório estadual na semana passada, o deputado Saraiva Felipe foi indicado pela liderança nacional do MDB para assumir o comando do partido em Minas, no lugar do vice-governador Antônio Andrade.

Além de Saraiva, outros seis parlamentares foram nomeados pelo presidente nacional da legenda, senador Romero Jucá, para integrar a nova comissão provisória: João Magalhães, Leonardo Quintão, Newton Cardoso Júnior, Iran Barbosa, Leonídio Bouças e Tadeu Martins. No documento, Jucá justifica que a indicação dos novos nomes da direção do MDB em Minas é para manter a representatividade da sigla no Estado.

A nova comissão provisória foi escolhida pela liderança nacional após a dissolução do diretório estadual que tinha no comando o vice-governador Antônio Andrade. Na semana passada, parlamentares entregaram documento com a renúncia de 55 integrantes do órgão estadual. A iniciativa foi para demonstrar insatisfação com Andrade, então presidente estadual.

A principal reclamação dos parlamentares em Minas era que não havia definição, por parte de Andrade, do partido para compor a chapa ao governo de Minas. Dessa forma, alegavam risco de encolhimento da legenda, com a redução do número de cadeiras na Assembleia e na Câmara.

Desde o mês passado o movimento interno de insatisfação vinha tomando força. Um manifesto chegou a ser lançado solicitando que houvesse definição nos rumos do partido. No documento, eles davam prazo até ontem para que fosse dado posicionamento sobre o assunto. 

Em reunião fechada ontem, aliados de Antônio Andrade manifestaram que os novos dirigentes não têm ligação com a história do partido e posicionaram que a troca de comando será contestada na Justiça.

Presidente da sigla em Uberaba não se manifesta a respeito da dissolução. O presidente do MDB em Uberaba, Fabiano Elias, preferiu não se manifestar ontem sobre a dissolução do comando encabeçado por Antônio Andrade. O dirigente local afirmou que aguardaria o posicionamento oficial do ex-presidente estadual para comentar a situação do partido. Além disso, ele informou que estava em Belo Horizonte, onde se reuniria com Andrade e outras lideranças do MDB para tratar sobre os rumos a serem tomados.

A reportagem do Jornal da Manhã não conseguiu contato com o prefeito Paulo Piau, um dos principais aliados de Antônio Andrade, para falar sobre a troca de presidente e o racha no partido em Minas. Piau cumpria agenda ontem em Brasília.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por