POLÍTICA

Deputados chegam ao fim do semestre sem votar nenhum projeto na ALMG

o meio do fogo cruzado, governo e oposição se apontam como culpados por uma paralisia que pode ser percebida pelos números

Publicado em 16/07/2018 às 07:40Atualizado em 17/12/2022 às 11:34
Compartilhar

Os 77 deputados estaduais mineiros tentam, a partir desta segunda-feira, limpar a pauta de propostas para entrar de férias, depois de passar um semestre inteiro sem votar nenhum projeto de lei no plenário da Assembleia. No meio do fogo cruzado, governo e oposição se apontam como culpados por uma paralisia que pode ser percebida pelos números.

Em um período em que manter o Legislativo funcionando custou aos cofres públicos mais de R$500 mil, os parlamentares só deliberaram sobre seis vetos do governador Fernando Pimentel (PT) a textos aprovados em 2017. E isso ocorreu nos únicos três dias de trabalho, que resultaram em votações.

Levantamento feito pelo Estado de Minas mostra que os deputados votaram os vetos em 26 e 29 de maio e 13 de junho. De fevereiro, quando retornaram do recesso, até a quinta-feira, 12, houve 69 reuniões, das quais 59 foram encerradas por falta de quórum e três, canceladas. Em outras quatro não houve o número de 26 deputados estaduais presentes e, por isso, não foi possível nem sequer abrir a sessão.

O que não faltou no plenário, que transmite as sessões ao vivo pela TV Assembleia, foram debates calorosos e acusações entre aliados de Pimentel e a oposição. O clima piorou em abril, quando o presidente da Casa, Adalclever Lopes (MDB), rompeu com o petista e pôs em tramitação um pedido de impeachment do ex-aliado.

A briga ocorreu porque o PT escolheu a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para concorrer ao Senado, vaga que Lopes esperava disputar. Mas, após recursos dos aliados de Pimentel, o processo de impeachment está tão parado quanto as votações de plenário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por