POLÍTICA

Semana da Saúde Bucal começa nesta segunda focada no combate ao câncer

A abertura acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo da PMU, às 8h desta segunda

Publicado em 22/10/2017 às 09:17Atualizado em 16/12/2022 às 09:38
Compartilhar

Secretaria de Saúde realiza a I Semana da Saúde Bucal, com o tema “Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal”, a partir de amanhã (23) até sexta-feira (27). A Semana da Saúde Bucal é um projeto de iniciativa do vereador Alan Carlos, por meio do Projeto de Lei 51/2017, aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba em agosto deste ano.

O evento tem parceria do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais (CRO), Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Universidade de Uberaba (Uniube) e Câmara Municipal de Uberaba. A abertura acontece no Anfiteatro do Centro Administrativo da PMU, às 8h desta segunda.

Ainda no período da manhã, duas palestras com os temas “Câncer de Boca: Aspectos Clínicos da Atualidade” e “A importância do Exame Semiológico em Odontologia” acontecem respectivamente às 9h e às 10h. Os palestrantes são o dr. Fabrício Tinoco Alvin de Souza e o dr. Robson Fidalgo Amui.

À tarde, outras duas palestras serão ministradas. “A associação do estilo de vida, ambiente bucal e fatores de risco no desenvolvimento bucal”, ofertada pelo dr. Marcelo Sivieri, às 14h, e “Diagnóstico diferencial das lesões bucais mais frequentes”, ministrada pelo dr. Paulo Roberto Henrique, às 15h. Para participar das palestras, basta doar 1kg de alimento não-perecível, que será encaminhado ao Hospital Dr. Hélio Angotti. No dia 27, ações educativas e de prevenção serão realizadas na praça Rui Barbosa, das 8h às 11h.

Durante toda a semana as equipes de Saúde Bucal do município estarão realizando ações educativas e preventivas nas unidades de saúde, além de avaliação clínica e busca ativa para identificar lesões que podem virar câncer bucal. Entre as causas do câncer de boca estão o uso frequente de álcool e cigarros, exposição ao sol e sexo oral sem camisinha, devido contaminação por HPV, comumente associado ao câncer do colo do útero.

Marcia Helena Destro Nomelini, chefe do Departamento de Saúde Bucal, explica que a avaliação é rápida e indolor, apenas com uma espátula de madeira, e que as pessoas não precisarão agendar consulta prévia.

Um kit de saúde bucal e folhetos de orientações também serão distribuídos e palestras serão realizadas nas unidades de saúde. “O dia do dentista é 25 de outubro. Como a Semana está dentro do mês em que celebramos a campanha Outubro Rosa, aproveitamos os espaços para realizar as orientações. Pacientes acamados também receberão visitas dos dentistas, junto com os agentes comunitários, para avaliação”, esclarece a chefe de departamento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por