POLÍTICA

Ipserv volta a recorrer à taxa de administração e paga aposentados

Regularização dos salários foi confirmada após várias discussões entre os conselheiros do Instituto e a Secretaria de Finanças

Daniela Brito
Publicado em 14/11/2017 às 08:30Atualizado em 16/12/2022 às 09:04
Compartilhar

Arquivo

Sede do Ipserv, que mais uma vez recorreu à taxa de administração para pagar os aposentados e pensionistas

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Ipserv) regularizou ontem os pagamentos em atraso dos aposentados e pensionistas. Os valores, a exemplo do que vem acontecendo há alguns meses, mais uma vez saíram dos cofres do próprio instituto previdenciário.

A regularização dos salários só foi confirmada após várias discussões entre os conselheiros do Ipserv e o titular da Secretaria de Finanças, Wellington Fontes. A última reunião ocorreu ontem na sede do instituto previdenciário. Nela, o secretário explicou sobre a situação financeira da Prefeitura, onde há grandes dificuldades orçamentárias em razão da baixa arrecadação municipal. Argumento que foi levado em consideração pelo Ipserv.

Conforme o presidente Wellington Gaia, o Conselho Administrativo deliberou novamente pela utilização da taxa administrativa para pagar os salários de todos os segurados. Normativamente, os recursos do fundo são destinados a outros fins, entre eles a aquisição ou construção de sede própria. “Resolvemos por bem utilizar estes recursos e atender nossos segurados”, diz o dirigente, esclarecendo que o pagamento já foi regularizado.

Gaia explica ainda que já estão sendo feitas deliberações junto à administração municipal para garantir o pagamento dos proventos, em dia, nos meses de novembro, dezembro e o décimo terceiro.

Na semana passada o Ipserv deixou de efetivar o pagamento de 1,5 mil benefícios em razão do não-repasse de R$1,7 milhão, referentes aos aportes compulsórios pela Prefeitura de Uberaba. A medida atingiu a massa ligada à PMU, conforme revelou o presidente Wellington Gaia, embora o secretário de Finanças, Wellington Fontes, tenha garantido que as contribuições estariam em dia e o problema da falta de pagamento estaria relacionado ao desequilíbrio de massa que existe no instituto previdenciário, ou seja, a PMU paga mais aposentados do que o próprio Ipserv.

Ainda ontem o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU) foi informado pelo presidente do Ipserv sobre a efetivação do pagamento dos aposentados e pensionistas. A entidade havia cobrado na quinta-feira (9), por meio de ofício, o depósito imediato dos proventos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por