ALTERNATIVA

Retenção de recursos do Hélio Angotti vai parar na Assembleia

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 25/05/2022 às 06:33Atualizado em 18/12/2022 às 19:45
Compartilhar

Impasse entre Município e Hospital Hélio Angotti desaguou em audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nesta terça-feira. Segundo a direção do Hospital, há 28 meses vem padecendo com a retenção de repasses de recursos pelas Prefeitura, motivada por divergências na prestação de contas. Após ouvir representantes da prefeitura de Uberaba e do hospital, e ainda do Ministério Público Estadual, o deputado Arnaldo Silva (União), que pediu a audiência, defendeu uma reunião de mediação entre as partes para a busca de um consenso. Foi acertada uma reunião no dia 30 entre representantes do hospital e da Prefeitura para tentativa de acerto. Por fim, no dia 27 de junho, o Ministério Público receberá as partes para avaliar a situação.

MEDIDAS NECESSÁRIAS

O grande problema do Hospital Hélio Angotti é a falta de certidões negativas de débito, o que trava o recebimento dos recursos públicos. Hoje nenhuma instituição consegue acesso aos repasses se não estiver com a documentação em dia. Enquanto essa providência não for tomada, certamente os impasses vão se repetir, em prejuízo dos pacientes carentes, que dependem do tratamento no hospital.

EM FALTA

Por falar em saúde pública, a Prefeitura notificou os fornecedores de medicamentos por causa da falta de vários itens na rede de assistência farmacêutica de Uberaba. Mas, segundo os fornecedores, o problema está na dificuldade dos laboratórios brasileiros em receber o princípio ativo estrangeiro para a produção dos remédios. Esse mesmo problema afeta também as farmácias particulares, onde já faltam vários medicamentos, em especial antibióticos.

DOR DE CABEÇA

Contribuintes estão na bronca com a Prefeitura, porque não conseguem pagar as multas de trânsito. Desde que as contas oficiais do município migraram da Caixa para o Banco do Brasil este problema se arrasta. Pior: o devedor tenta quitar a multa e não consegue, mesmo atualizando o boleto, com juros e correção. Esta semana, leitor da coluna reclamou que vendeu o seu veículo e precisa transferir o documento para o comprador, mas encontra dificuldade por causa da existência de multa municipal. Sem conseguir quitar a multa (pasme!), o cidadão entrou em pânico!

JEITINHO NOVO

Indagada sobre a questão, a Secretaria de Defesa Social explica que está disponibilizando um novo método de pagamento para quem não tem conseguido pagar o boleto das multas de trânsito aplicadas pela Prefeitura. Sabe como? O cidadão simplesmente efetua um depósito em conta bancária da PMU e apresenta o comprovante num guichê da Prefeitura para baixa no sistema. Claro que esse é um método bastante esquisito, mas… As orientações sobre esse inusitado sistema podem ser obtidas pelos telefones 3318-2051, 3331-2317 e 3318-0702.

NO ENCALÇO

Em que pese o ministro Marcos Montes considerar “muito difícil” a viabilização da planta de amônia e uréia em Uberaba, a prefeita Elisa está disposta a lutar pelo investimento. Segundo ela, o secretário Rui Ramos está há mais de um mês em contato com a Unigel, empresa de fertilizantes, tentando despertar o interesse pela área do DI 3 onde seria erguida a planta de amônia/ureia. “Entendo que precisamos, acima de tudo, dar um uso para essa área, e andar pra frente. É um assunto muito desgastado, muita promessa e pouca coisa se concretizou, o que é ruim para o povo” - avalia a prefeita.

QUEM É ESSA?

Para quem não sabe, a Unigel é a segunda maior petroquímica do país. A multinacional brasileira nasceu em 1966, graças à iniciativa dos engenheiros químicos Henri Slezynger e Edgardo Menghini. Em 2021, arrendou duas fábricas de fertilizantes nitrogenados, sendo uma na Bahia e outra em Sergipe, e se tornou a maior produtora de amônia e a única produtora de ureia no Brasil.

ASSIM NÃO DÁ

Técnicos da PMU garante que não é possível realizar a reforma do Mercado Municipal com os permissionários no local. Não é questão de “querer”, mas de “poder”. Ouvidos pela coluna, eles salientam que será necessário quebrar o piso do prédio para refazer toda a tubulação de água e esgoto. A explicação técnica é convincente: como remendar o piso de granilite, depois de quebrado? Se a opção for pelo remendo, certamente vai ficar uma porcaria.

NO GARGAREJO

Pré-candidato a deputado estadual, José Renato Gomes terá o comitê melhor localizado este ano, num dos pontos centrais mais cobiçados por políticos em todos os tempos. Lançamento da pré-campanha deve acontecer na segunda semana de junho, com um barulho “daqueles”. José Renato virá com tudo para essa eleição de deputado estadual.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por