CIDADE

Parque Tecnológico lança o projeto Sistema Inova Lácteos

Publicado em 19/04/2022 às 22:27Atualizado em 18/12/2022 às 19:18
Compartilhar

Nesta segunda-feira (18), aconteceu a 1ª reunião do Núcleo de Aceleração e Inovação de Uberaba, coordenada pelo Parque Tecnológico, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec). Em pauta o lançamento do projeto que integra o Sistema Inova Lácteos, com a parceria das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), a qual buscará startups com soluções voltadas para a cadeia produtiva do leite.

O Sistema Inova Lácteos é apoiado pelo Governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e Desenvolvimento Econômico (Sede). O projeto receberá recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Uberaba, no Triângulo Mineiro, é um dos quatro Núcleos de Aceleração espalhados por Minas Gerais. As demais cidades são Lavras, no Sul de Minas, Viçosa e Juiz de Fora, ambas na Zona da Mata.

A secretária adjunta da Sedec, Cynthia Bessa de Souza, afirmou que essa primeira reunião de apresentação e chamamento do Sistema Inova Lácteos reafirma a parceria do setor público com o privado, na busca por startups que agreguem inovações para solucionar problemas que hoje o setor leiteiro apresenta, não só no Município, como no estado de Minas Gerais.

O gerente do Parque Tecnológico, Paulo Fernando Rocha Ventura, ressaltou: “Temos a missão de realizar entregas reais, então essa primeira reunião é o início de um processo. Ou seja, congregar os potenciais parceiros para juntos ganharmos força.”

O projeto já conta com três bolsistas selecionados pela Fazu. O edital de chamada das startups está sendo redigido junto com os demais polos, e nele constará o chamamento de até dez startups, por polo, que farão processo de pré-aceleração por dois meses, e dessas dez, duas serão incubadas por dez meses.

Segundo a pesquisadora de Desenvolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (Fapemig), Núbia Alves de Carvalho, o Sistema Inova Lácteos vai reunir pesquisadores, jovens empreendedores que estão com as ideias na cabeça para transformá-las em CNPJ, em negócios. “Essa forma que foi pensada é para poder juntar quem está pensando e pode ajudar a trazer uma nova solução a quem está precisando na outra ponta. E nós estamos no meio, fazendo as conexões. Então o Inova Lácteos pensa no desenvolvimento, na melhoria usando a base tecnológica que é o nosso carro-chefe, aqui no Parque Tecnológico. Queremos colocar no mercado soluções para toda cadeia do leite junto com nossa grande parceria com a Fazu e, com certeza, somando com as demais instituições de Uberaba, desde a Embrapa, Epamig, Uniube, IFTM, UFTM, todo mundo conosco para poder pensar Uberaba, trazendo melhorias para o Estado e Brasil”, ressaltou.

A 1ª reunião do Núcleo de Aceleração e Inovação de Uberaba contou com a participação de representantes de diversas instituições, como Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), Sebrae Minas, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Polo Embrapii, Epamig Oeste, Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, Secretaria do Agronegócio, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

A zootecnista e coordenadora de projetos da Fazu, Prof. Dra. Lívia Carolina Magalhães Silva Antunes, fez uma apresentação do cenário da cadeia produtiva do leite e afirmou que a grande expectativa é poder contribuir e entender quais são as ações que as startups estão trazendo, a fim de arrematar soluções para dentro da cadeia produtiva do leite.

Segundo ela, a grande dificuldade dos produtores é ter a receita atrelada à produção de leite. “Na hora que o produtor começar a perceber a diversificação de receita, ele pode trabalhar com melhoramento genético, com forragem, com venda de silagem e tantos outros negócios. A nossa grande expectativa é fazer com que o polo de leite Uberaba seja uma grande referência, uma vitrine tecnológica para quem está lá no norte, nordeste que quer saber um pouquinho mais sobre o leite, o que está acontecendo. Que eles possam estar aqui em Uberaba aprendendo conosco”, finalizou.

Cronograma - O edital será divulgado no dia 5 de maio na Feira para Indústria de Lácteos (Forlac). Período de inscrições de startups - 09/05/2022 a 30/06/2022; Início da fase de pré-aceleração - apresentação das startups em seu NAI - 20/07/2022; Encerramento da fase de pré-aceleração - 20/09/2022; Início da fase de incubação - 26/09/2022; Encerramento da incubação e apresentação dos Resultados Minimamente Viáveis (RMVs) no Minas Lácteo 2023 - 13/07/2023. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por