POLÍTICA

Acessibilidade pode se tornar obrigatória em programas habitacionais do governo

Agência Senado
Publicado em 20/06/2018 às 16:39Atualizado em 17/12/2022 às 10:46
Compartilhar

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) fará reunião nesta quarta-feira (20), às 14h, com 24 itens na pauta. Entre eles, está o projeto que determina a adoção de princípios do desenho universal – diretrizes para acessibilidade a pessoas com deficiência – em programas habitacionais públicos ou subsidiados com recursos do governo (PLS 279/2016). A proposta, do senador Romário (Pode-RJ), altera a Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015).

De acordo com a Lei de Acessibilidade (Lei 10.098/2000), desenho universal é definido como “a concepção de espaços, artefatos e produtos que visam atender simultaneamente todas as pessoas, com diferentes características antropométricas e sensoriais, de forma autônoma, segura e confortável, constituindo-se nos elementos ou soluções que compõem a acessibilidade”.

O autor da proposta argumenta que os princípios do desenho universal já são previstos na legislação brasileira, como na própria Lei de Acessibilidade e que são irrisórios os custos para adoção desses princípios, tanto nos projetos quanto nas próprias construções. “Maior é o custo de reformar e adaptar algo já pronto, o que sempre deverá ser feito, pois a acessibilidade já é legalmente exigida. E maior é o custo social da exclusão, constitucionalmente inadmissível e moralmente inaceitável”, justificou Romário no projeto.

O relator na CDH, senador Hélio José (Pros-DF), é favorável. Para ele, “trata-se de ideia normativa já presente em nosso ordenamento jurídico, de caráter humanista e, possivelmente, de grandes consequências históricas, visto que promove a integração de pessoas aos diversos processos sociais em curso”.

Depois de ser analisada pela CDH, a proposta seguirá para votação em caráter terminativo na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por