POLÍTICA

União repassou menos recursos que o previsto para as cidades em 2016

Segundo Ricardo Barros, a União entrou com apenas 43% dos recursos para custeio da Saúde na região do Triângulo Mineiro em 2016

Gisele Barcelos
Publicado em 10/02/2018 às 07:35Atualizado em 16/12/2022 às 06:27
Compartilhar

Durante prestações de contas em Uberaba, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, revelou que a União entrou com apenas 43% dos recursos para custeio da Saúde na região do Triângulo Mineiro em 2016. O índice deveria ser de 50%, conforme a legislação.

Conforme o balanço, a situação acabou pesando no orçamento dos municípios, que deveriam assumir 25% do custeio e acabaram se responsabilizando por 31% do montante. Já o Estado ficou dentro do percentual previsto em lei, em torno de 25%.

Na conversa com prefeitos da região, Barros admitiu que o governo federal não cumpriu a parte devida no financiamento público e declarou que ações estavam sendo realizadas para equilibrar a balança e evitar que as prefeituras continuassem sobrecarregadas.

Para o prefeito Paulo Piau (MDB), o reconhecimento da falha pelo ministro foi importante e a expectativa é a injeção de mais recursos federais para sanar a questão. “A União que dê jeito de sanar os gastos para atender a Saúde”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por